Prefeitura implementa novas estratégias para intensificar a limpeza urbana no bairro Novo Aleixo

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2024 15h06

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), está implementando estratégias inovadoras para intensificar a limpeza e conservação urbana na cidade. A iniciativa mais recente foi a utilização da varrição mecanizada no bairro Novo Aleixo, nesta quinta-feira, 14/3, promovendo benefícios significativos para a comunidade local.

A varrição mecanizada é uma solução tecnológica que utiliza um caminhão equipado com vassouras laterais e centrais, além de um aspirador abaixo do chassi, funcionando como um grande aspirador de pó. Esse equipamento é especialmente eficaz na limpeza das sarjetas, removendo resíduos como areia, terra fina, folhas e detritos de pequeno volume.

Um dos pontos positivos desse método é a capacidade de operar em baixa velocidade, com sinaleiros ligados para indicar presença e operação nas vias. Isso garante uma varrição eficiente e segura, sem comprometer o fluxo de tráfego na região. Em média, o veículo opera até 10 km/h, o que permite uma limpeza minuciosa das áreas adjacentes ao meio-fio.

A adoção do método não apenas melhora a estética das vias públicas, tornando-as mais limpas e agradáveis para os moradores e visitantes, mas também contribui para a saúde e o bem-estar da comunidade. A remoção regular de resíduos e detritos ajuda a prevenir a proliferação de pragas e a reduzir o acúmulo de sujeira que pode obstruir sistemas de drenagem e esgoto.

De acordo com o titular da pasta, Sabá Reis, a máquina traz inúmeros benefícios e agiliza o serviço nas vias. “Ela está funcionando muito bem, tem dado resultados muito bons. A ideia é agilizar os serviços e atender o máximo de vias possíveis”, disse.

Além da varrição mecanizada, a Prefeitura de Manaus continua investindo em outras estratégias de limpeza e conservação urbana, como a coleta de resíduos sólidos de porta em porta e a implementação de programas de conscientização ambiental. Essas ações refletem o compromisso da administração municipal em promover uma cidade mais limpa, sustentável e agradável para todos os cidadãos.

— — —

Texto e Fotos – Divulgação / Semulsp