Serviços SEMULSP

Coleta Seletiva e Pontos de Entrega

Localização dos PVE’s

A Coleta Seletiva é um serviço público de estímulo e suporte ao cidadão que adota boas práticas de gestão dos seus resíduos, incentivando-o a separar os itens que podem ser reaproveitados pelos fabricantes e doar, voluntariamente, aos Postos de Entrega Voluntária (PEVs).

Este é um serviço essencial para a cidade, pois diminuiu a quantidade de resíduos que vão para o Aterro Sanitário, cria novos mercados da reciclagem e gera renda extra a muitos profissionais catadores.

Os resíduos recicláveis oriundos da coleta seletiva porta a porta, PEV’s, do Centro e Coleta agendada são encaminhados aos galpões para o processo de triagem e comercialização pelas Associações e Cooperativas de catadores e materiais reutilizáveis e recicláveis que atuam neles.

A criação de novos PEVs é uma exigência da Lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e prevê que a gestão de resíduos seja compartilhada entre todas as partes envolvidas na cadeia de consumo. Desta forma, a Prefeitura de Manaus participa ativamente da instalação da Logística Reversa na cidade, tomando parte do grande movimento liderado pelos Ministérios Públicos Federal, de Contas e do Estado, Associações Comerciais, entidades representativas, entre outros órgãos.