Cemitérios Públicos

A Secretaria de Limpeza é responsável pela manutenção e organização dos 10 cemitérios públicos existentes em Manaus, sendo seis na área urbana da cidade e quatro na zona rural.

Tabela: Informações sobre os cemitérios urbanos e rurais de Manaus. Fonte: SEMULSP

CEMITÉRIOS (ÁREA URBANA)

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA APARECIDA

Fundado em 1976, o cemitério fica na Zona Oeste do Município de Manaus, na Avenida do Turismo, Nº 107, KM-12 – Tarumã.

Possui 90 quadras, com área total de 105,43 hectares.

É o único em atividade para novos sepultamentos, já que os demais cemitérios estão ocupados em sua totalidade e atendem somente sepultamentos em jazigos familiares.

CEMITÉRIO SÃO JOÃO BATISTA

Fundado em 1890, o cemitério está localizado na Praça Chile, esquina com a Av. Boulevard Álvaro Maia, bairro Nossa Senhora das Graças.

Possui 24 quadras, com área total de 10,11 hectares.

Foi tombado como Patrimônio Histórico do Estado do Amazonas pelas suas edificações históricas como a capela gótica e pórticos, além das sepulturas de valor religioso, histórico, cultural e arquitetônico, como os inúmeros modelos que apresentam técnicas variadas de construção, alguns com materiais valiosos antigos como cerâmica inglesa, esculturas artísticas, pintura marmorizada.

O gradil antigo do cemitério, por exemplo, foi confeccionado com rebites de ferro para unir as peças e anéis decorativos de chumbo para reforçar essas estruturas, já que não existia a solda elétrica à época. Possui um amplo arquivo de sepultamentos realizados desde 1882.

CEMITÉRIO SÃO  FRANCISCO

O Cemitério São Francisco teve sua fundação no ano de 1937 e está localizado na Rua Coronel Pedro de Souza S/N, no Morro da Liberdade. Possui cinco quadras e área de 3,69 hectares.

O Cemitério atende uma pequena parcela dos sepultamentos ocorridos no Município de Manaus, em sepulturas perpétuas já adquiridas mediante concessão de uso.

CEMITÉRIO SANTA HELENA

Inaugurado em 1930, o Cemitério Santa Helena fica na Rua Coração de Jesus, no São Raimundo. Possui seis quadras e área de 2,7 hectares.

Apenas uma pequena parcela dos sepultamentos é realizada no cemitério, aproximadamente 26 sepultamentos mensais, sendo o quarto maior cemitério em extensão e quantidade de inumações.

O espaço conta com capela, administração, alojamento de servidores e banheiros.

CEMITÉRIO SANTO ALBERTO

Localizado no bairro Colônia Antônio Aleixo, iniciou sua atividade no ano de 1918. Possui cinco quadras em área de 1,89 hectares.

Sua estrutura compreende um prédio administrativo com dois banheiros, cozinha, almoxarifado, capela para velório.

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE

Fundado no ano de 1901, ficou conhecido inicialmente como “Cemitério do Cariri”, localizado na Avenida Torquato Tapajós – KM 05, Rodovia – AM 010, no Bairro Tarumã, possui uma capela com uma imagem identificada como de Nossa Senhora da Piedade, motivo pelo qual o cemitério foi batizado.

A área total estima-se em 0,69 hectares, com uma quadra e média de um sepultamento diário, geralmente atendendo as comunidades adjacentes.

É considerado o menor cemitério em área e em quantidade de sepultamentos localizado na área urbana da cidade.

CEMITÉRIOS (ZONA RURAL)

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA  DO CARMO

Fundado no ano de 1903, o cemitério está localizado às margens do rio Amazonas, costa do rio Paraná da Eva, possui  uma  área total estimada  em 1,02 hectares, com total de duas quadras.

CEMITÉRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DAS LAGES

Fundado no ano de 1906, o cemitério está localizado às margens do rio Negro, possui uma área total estimada em 2,18 hectares e conta apenas com uma quadra.

CEMITÉRIO SANTA JOANA DO PURAQUEQUARA

Fundado no ano de 1870, o cemitério está localizado às margens do lago do Puraquequara, possui uma área total estimada em 0,49 hectares, com uma quadra, dentro de uma área militar.

CEMITÉRIO SÃO JOSÉ DO JATUARANA

Fundado no ano de 1880, o cemitério está localizado às margens do rio Amazonas, na costa do rio Jatuarana, possui uma área total estimada em 0,22 hectares, com uma quadra.

Voltar ao topo