Serviços SEMULSP

Coleta e Transporte de Resíduos

Os serviços de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) são executados por duas concessionárias e estão subdivididos, conforme contrato de concessão, em cinco modalidades.

COLETA DOMICILIAR

Recolhimento de resíduos domiciliares, pequenas indústrias, comércio, bancos, escolas e outros locais seguindo roteiros previamente definidos. É realizado na área urbana de Manaus e nas principais comunidades e ramais ao longo das rodovias AM-010 e BR-174, além da bacia do Tarumã.

Na área urbana, a coleta é realizada diariamente e nas rodovias e ramais em dias alternados; já na bacia do Tarumã, a coleta é fluvial e realizada uma vez por semana.

REMOÇÃO MECÂNICA

Atividade realizada durante mutirões de limpeza, Igarapés e outros logradouros públicos de resíduos que não podem ser recolhidos de forma manual e que não sejam domiciliares.

REMOÇÃO MANUAL

Recolhimento de resíduos depositados fora do horário de coleta regular e pontos de descarte de lixo de difícil acesso.

COLETA DE PODA

Atividade executada após os serviços de poda e roçagem, em via e órgãos públicos. Tais resíduos são encaminhados ao Aterro Sanitário para realização de compostagem.

COLETA SELETIVA

Esta modalidade caracteriza-se por cinco estratégias de execução da coleta

Coleta nos Pontos de Entrega Voluntário, Coleta no Centro, Coleta Agendada, Coleta no Galpão da Logística Reversa, Coleta nas Associações e Cooperativas apoiadas pela SEMULSP.

Voltar ao topo