Prefeitura inicia coleta adequada de lixo acumulado em igarapé na avenida Nathan Xavier

16/04/2024 11h54

Coleta de lixo #paratodosverem – Servidores da Semulsp durante coleta adequada de lixo acumulado em igarapé na avenida Nathan Xavier

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realiza a coleta de lixo acumulado no igarapé da avenida Nathan Xavier, na zona Leste da cidade. Os resíduos serão recolhidos a partir desta terça-feira, 16/4, de forma adequada após solicitação feita junto da empresa proprietária do terreno, de acordo com o secretário Sabá Reis, titular da Semulsp.

No último sábado, 13/4, quatro toneladas de material retirado do local por cinco entidades que atuam na preservação ambiental foram descartadas de forma irregular pelo deputado federal Amom Mandel em frente ao Aterro Sanitário da cidade.

O secretário Sabá Reis explicou que a prefeitura não poderia invadir o terreno e realizar a limpeza, precisava de uma autorização prévia. Ele ainda destacou que a ação que estava sendo realizada no igarapé era séria e organizada, mas que foi aproveitada pelo deputado Amom Mandel para projeção política.

“O que ele quis fazer foi um apelo politiqueiro, mais ou menos assim: eu estou coletando, eu quero ser prefeito, e a população precisa saber que eu coletei e a prefeitura não deixou o material entrar no aterro. Ele deveria estar aqui agora continuando o trabalho”, esclareceu o secretário.

Sabá Reis acrescentou que a coleta de todo lixo acumulado no local será iniciada nesta terça-feira, mas fez um apelo à população para que recolha seu próprio resíduo que pode ser reciclado, pois isso gera renda e evita riscos ambientais. O lixo recolhido será devidamente separado, com o material reciclável sendo destinado para as cooperativas e o restante para o Aterro Sanitário.

“Está aqui o que a prefeitura e a Semulsp vão fazer a partir de hoje, e quem vai ganhar com isso são as cooperativas, porque eu estou vendo que tem muita garrafa PET. Isso quem faz são as pessoas. Se elas não jogassem no igarapé e recolhessem em casa, ganhariam dinheiro, porque tem empresa que compra. E eu alerto o nosso povo. Não façam isso. Lixo mata quando entope o igarapé, a água represada volta para A casa deles, aí derruba a casa, mata gente, nós já vimos esse filme. É um apelo que eu faço para o bem da cidade. Quem gosta de Manaus não faz isso”, disse o secretário.

Aproveitamento político

O professor Jonhatan Eduardo, que estava atuando no sábado na ação de coleta de lixo no igarapé, lamentou que o trabalho tenha resultado em uma ação política do deputado Amom Mandel. Ele explica que as pessoas estavam empenhadas em limpar o igarapé, mas dando a destinação final adequada, o que não aconteceu.

De acordo com o professor, a entidade Galho Forte, que tem ligação com Amom Mandel, era a responsável pelo descarte do lixo recolhido, mas não sabia como seria realizado.

“Infelizmente, essa destinação foi feita da forma incorreta. A maior parte das pessoas que estava aqui nesta ação não concorda com a destinação final. A ação foi muito positiva, mas o desenrolar da história acabou se tornando um atrito político desnecessário. Afinal, a nossa causa, ela é a causa ambiental. Então, eu gostaria de agradecer à Prefeitura de Manaus por estar aqui conosco, hoje, em nome dos moradores do Novo Aleixo. Houve um aproveitamento político e acabou se tornando algo bem maior do que era para ser”, lamentou.

Francinildo da Silva, representante da empresa proprietária do terreno onde o lixo fica acumulado no igarapé, agradeceu à prefeitura por entrar em contato para realizar a coleta de todo o material, de forma adequada, pois o recolhimento feito no último sábado não foi o suficiente.

“A gente chegou, eles estavam lá, falaram que iam fazer a coleta, mas fizeram a coleta de duas caçambas e foram embora. E aí, no final, domingo, o pessoal da prefeitura veio, a gente autorizou e vão fazer a limpeza geral. Só agradecer”, concluiu.

Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Valdo Leão / Semcom