Prefeitura atende solicitação de moradores do São Jorge e leva ‘Asfalta Manaus’ às ruas do bairro

Por Prefeitura de Manaus

02/02/2023 17h37

Icone audio
default

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atendeu, nesta quinta-feira, 2/2, a solicitação dos moradores da rua Arthur Reis, no São Jorge, e levou o “Asfalta Manaus” à localidade. A via passou por 20 anos de descaso sem receber recapeamento asfáltico. 

O secretário de Obras, Renato Junior, esteve no local, na última terça-feira, 31/1, e atendeu aos pedidos dos moradores. “Ele veio e falou com todo mundo. Dois dias depois, a equipe chegou aqui com máquinas e tudo”, relata Diego Silva, 38 anos, comerciante na área. 

“Eu mesmo solicitei o recapeamento dessa rua e mandei as fotos registradas. A comunidade reforçou o pedido nas redes sociais do secretário Renato. Hoje, quinta-feira, 2/2, é uma data especial para todos nós, pois a obra é de primeiro mundo, com muitas máquinas e homens. Eu só tenho a agradecer”, celebra Diego. 

No bairro, três frentes de obras do Asfalta Manaus atuam com 50 trabalhadores. O trabalho inicia com a preparação da base, por meio da fresagem e remendo. Na sequência, as equipes aplicam 200 toneladas de massa asfáltica por toda a extensão da rua Arthur Reis.

“Na gestão do prefeito David Almeida, trabalhamos conforme o cronograma, e sempre atentos aos anseios dos moradores. A rua Arthur Reis realmente estava bem crítica, danificada. Já estamos atuando no trecho, porque aqui quem manda é o povo”, afirma o secretário. 

A própria comunidade tinha o ímpeto de tapar os buracos. “Semanalmente, a gente se reunia e colocava entulhos e cascalhos, para amenizar a situação. Nunca tivemos recapeamento de verdade, só tapa-buraco. E agora com as chuvas, piorou. Tava cheio de cratera”, relata Diego. 

A Prefeitura de Manaus contabiliza, até o momento, 1,7 mil ruas recapeadas na capital amazonense, conforme última atualização da plataforma on-line “Asfaltômetro”. Os trabalhos seguem por todas as zonas, levando asfalto novo em toda a extensão das vias.

O programa “Asfalta Manaus” é fruto de convênio entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, coordenado pela Seminf, e tem como meta recuperar 10 mil ruas na cidade.

— — —

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Rayner Souza / Seminf