Prefeitura impulsiona segurança viária com sinalização e educação de trânsito

29/12/2023 13h09

Em um esforço contínuo para tornar as vias mais seguras e humanizadas, a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), tem implementado uma série de iniciativas inovadoras ao longo de 2023. Essas ações não apenas promovem uma infraestrutura de trânsito mais eficiente, mas também refletem um profundo compromisso com a vida e qualidade dos cidadãos.

Desde a expansão da sinalização semafórica até programas educacionais abrangentes, cada passo dado pela prefeitura em preservar a vida é um passo em direção a um trânsito mais seguro e consciente.

“O conjunto dessas medidas, unindo sinalização viária horizontal e vertical, estabelece um novo padrão para a segurança no trânsito. As ações da prefeitura não apenas transformam a infraestrutura urbana, mas também reforçam um compromisso com a vida, a segurança e o bem-estar dos cidadãos, moldando um futuro onde as vias são espaços de convivência harmônica e segura para todos”, disse o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique.

Dispositivos de sinalização

O foco dessa transformação é a ampliação significativa da sinalização semafórica na cidade. Com a instalação de 217 grupos focais veiculares e 82 para pedestres, além de 95 botoeiras que permitem aos pedestres acionarem para realizar travessia segura, o IMMU visa facilitar uma interação mais segura entre veículos e munícipes. Esse esforço é complementado pela instalação de 50 semáforos inteligentes, sendo 30 atualizações e 20 novos equipamentos, que buscam otimizar o fluxo de tráfego e reduzir o risco de acidentes.

A preocupação da administração municipal com a segurança dos pedestres é evidente nas novas medidas de acessibilidade e visibilidade. A instalação de 20 locais com barras de LED e rampas de pedestres em locais estratégicos como as avenidas Umberto Calderaro Filho e Mário Ypiranga Monteiro demonstra um esforço para tornar as ruas mais acolhedoras e seguras para todos.

Sinalização viária

No campo da sinalização, o IMMU fez progressos notáveis. Nos primeiros sete meses de 2023, foram implementados 46.123 metros quadrados de sinalização horizontal pintadas no asfalto, foram 668 faixas de pedestres, e a instalação de 820 placas vertical de regulamentação.

Os esforços da prefeitura foram complementados por 3.843 tachas e tachões, que foram aplicados ao solo que reforçam o ordenamento de circulação dos veículos, além de 520 placas de orientação adicionais que auxiliam os motoristas.

“Cada sinalização que implementamos, cada campanha educativa que realizamos, é um passo em direção a um futuro em que segurança, respeito e humanidade são os pilares de nossas vias. Essas mudanças refletem nosso compromisso profundo com a proteção de cada cidadão, tornando nossa cidade um exemplo de convívio harmonioso e seguro no trânsito”, finalizou Paulo Henrique.

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU