Prefeitura de Manaus desenvolve projeto de educação patrimonial para funcionar no ‘Nosso Centro’

12/06/2023 14h50

Nas cidades brasileiras, desde a década de 1980, se percebe amplas e diversas estratégias de revitalização, requalificação e reabilitação de centros históricos e bairros antigos realizadas pelos poderes públicos. E uma delas está em curso pela Prefeitura de Manaus, no programa “Nosso Centro”, que busca a regeneração do tecido urbano, bem no início da avenida 7 de Setembro, zona Sul.

E para ampliar o pertencimento da população com as intervenções, o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), via Gerência de Patrimônio Histórico (GPH), está desenvolvendo uma série de ações de educação urbana patrimonial no centro histórico e antigo da capital, para levar grupos de pessoas para um passeio cultural, patrimonial e educativo nos espaços, aos sábados pela manhã, no segundo semestre de 2023.

As datas dos encontros coletivos ainda estão sendo agendadas, conforme cronograma das obras realizadas no complexo de São Vicente – mirante Lúcia Almeida, largo de São Vicente e casarão Thiago de Mello.

A ideia é realizar o projeto de educação urbana patrimonial para grupos da sociedade civil e acadêmicos, com no máximo 25 pessoas e uma atividade com duração de até 4 horas, tendo acompanhamento de técnicos e profissionais do Implurb, com suporte da Comissão Técnica para Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus. Ao final dos trabalhos haverá emissão de certificado como atividade extracurricular complementar.

Para a gerente de Patrimônio Histórico, arquiteta e urbanista Melissa Toledo, a atividade em campo vai ajudar a celebrar o patrimônio local, sendo ainda um convite ao conhecimento do passado e presente, com perspectiva ao futuro, contando a história do povo amazonense e da sua relação com o ambiente.

“Nos espaços públicos, a conservação, valorização e preservação do patrimônio urbano existente é essencial. O nosso conjunto arquitetônico é um marco atrativo e oferece funções de transitar, entreter, comercializar, morar e ter essa vida em um local de memória da cidade, tornando-o parte do cenário cotidiano. E é sobre isso que vamos visualizar e conquistar com a valorização da cultura que se faz presente nas ruas da cidade”, comentou a arquiteta.

Com o trabalho de educação patrimonial, o objetivo é contribuir para o desenvolvimento de pensamento crítico acerca da ideia e das práticas patrimoniais.

A educação patrimonial é um processo sistemático como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo, que busca levar à sociedade em geral, crianças, adolescentes e adultos, a um processo ativo de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança. Esse processo conduz ao reforço da autoestima dos indivíduos e comunidades e à valorização da cultura, compreendida como múltipla e plural.

Território

A revitalização, requalificação e regeneração do Centro Histórico de Manaus tem como foco o melhor aproveitamento da região central, local que guarda valorosa riqueza cultural e patrimonial. O “Nosso Centro” visa o resgate econômico da área, envolvendo ações de economia, turismo, história, empreendedorismo, cultura, arte e habitação.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação /Arquivo Semcom