Após quase 30 anos sem reforma, prefeito entrega feira coberta do Alvorada 1 modernizada, segura e humanizada

27/02/2024 12h01

Feira coberta do Alvorada 1 #paratodosverem – Prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado de autoridades locais, durante descerramento de placa da entrega da feira coberta do Alvorada 1

O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, nesta terça-feira, 27/2, a entrega da nova feira coberta do Alvorada 1, localizada na rua Rafael Assayag, no bairro Alvorada 1, na zona Centro-Oeste da capital. Gerenciada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), a estrutura foi totalmente reformada, beneficiando a área que contém 65 boxes e 25 bancas, abrigando 90 trabalhadores diretos e aproximadamente 400 indiretos.

Durante a entrega, o prefeito lembrou que teve a sua origem ligada ao trabalho do seu pai em feiras e mercados e que, por conta disso, não poderia deixar esses espaços na situação precária que estavam há tantos anos. Por isso firmou parceria com o governo do Amazonas para entregar mais de 30 feiras e mercados revitalizados, chegando à 12ª entrega, com investimento de R$ 2 milhões.

“Nós encontramos uma realidade muito ruim com as estruturas de feiras e mercados de Manaus. E nós firmamos com o governo do Estado uma parceria que permanece. Essa é a 12ª estrutura que estamos entregando, de um total de 36. Ainda este ano vamos entregar mais, transformando a vida dos feirantes e da população que frequenta as feiras e mercados da nossa cidade”, salienta o prefeito David Almeida.

A antiga área de boxes foi demolida, dando espaço a estruturas padronizadas com revestimentos cerâmicos, novos banheiros, piso, telhado com altíssima qualidade, favorecendo a circulação do ar e amenizando a temperatura. O espaço também conta com maior acessibilidade, Wi-Fi, novas redes elétrica e de drenagem, entre outras melhorias.

O titular da Semacc, Wandersom Costa, afirma que a feira modernizada do Alvorada 1 significa o fim do descaso com os trabalhadores.

“Essa reforma significa muito para esses feirantes, onde eles estavam há mais de 30 anos num estado deplorável, e hoje o prefeito David Almeida entrega uma feira totalmente revitalizada. Eles saem de uma esfera de descaso e agora se posicionam em um local digno, um local limpo, onde podem fazer o fomento de suas vendas, ganhar seu dinheiro, ganhar o pão com mais dignidade”, destacou o secretário.

Permissionários

Há quase 30 anos sem reformas, o espaço da feira do Alvorada 1 traz novas expectativas de crescimento com geração de emprego e renda aos feirantes com um espaço mais limpo e confortável.

“Uma reforma dessa só tem a melhorar para a gente. Agora foi uma reforma considerada muito boa”, disse o feirante Edilson Carvalho, que trabalha na feira há 30 anos.

Segundo a feirante Sheila Faba, que atua há 38 anos na feira do Alvorada 1, agora as vendas vão melhorar. “A situação aqui estava feia. Passaram muitos prefeitos por aqui, prometeram muitas coisas, mas nunca fizeram nada pela gente. Esse prefeito que agora está na gestão: nota 10 para ele. A nossa feira ficou muito bonita e a gente espera muitos clientes, porque um lugar bacana atrai pessoas”, comemorou.

A feirante Maria da Conceição transbordava alegria com a nova feira, pois a situação anterior era desesperadora e precisava de uma reforma urgente. “Agora vale a pena vir, vale a pena a gente trabalhar, vale a pena os clientes entrarem na feira. Eu tenho certeza que agora todos os clientes que entrarem aqui vão sair falando bem. A feira está limpa, tem higiene, está maravilhosa”.

A revitalização das feiras e mercados de Manaus tem contribuído para o desenvolvimento social e econômico da cidade, para o bem-estar da população, além de proporcionar a melhoria das feiras de Manaus, que durante muito tempo ficaram sem manutenção. A reforma da feira coberta do Alvorada 1 faz parte de pacotes de obras firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas, beneficiando 39 feiras e mercados municipais.

História

A feira do Alvorada, no bairro Alvorada 1, surgiu em 1978, passando por uma reforma no ano de 1997. O local possui uma área total de 2.836,14 metros quadrados e, atualmente, conta com 65 boxes e 25 bancas, com a comercialização de produtos, como peixes, frutas e verduras, açougue e estivas, e a oferta de diversas atividades, entre armarinho, informática e salão de beleza.

Texto – Geraldo Farias / Semcom

Fotos – Clóvis Miranda / Semcom