Prefeitura de Manaus participa de painel do fórum da construção sobre planejamento urbano

24/03/2023 15h17

Com um crescimento estimado em 4,5% para o ano, a indústria da construção civil movimentou a capital amazonense nos últimos dois dias com a realização do Fórum Norte Nordeste do setor (FNNIC), no auditório do Hotel Quality, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul. E a Prefeitura de Manaus tem papel como importante ator político e econômico ligado ao setor, no debate sobre o futuro, participando com equipe técnica de rodadas e debates sobre planejamento e sustentabilidade.

Nesta sexta-feira, 24/3, o vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Claudemir Andrade, esteve presente no painel sobre “Planejamento Urbano, fatores técnicos, normas e legislação para cidades eficientes”.

Para o diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, o evento recebe representantes e nomes de 16 Estados do Norte e Nordeste, desde empreendedores até entidades representativas da construção civil. “E ter Manaus como sede é relevante, com a presença de nomes de destaque como o ministro das Cidades, Jader Filho, debatendo sobre assuntos que não interessam somente aos empresários, mas a todas as cidades do Norte e Nordeste, como o programa Minha Casa, Minha Vida, linhas de financiamento, fomento e recursos para habitação social”, comentou Valente.

Personalidades como o ex-ministro da Defesa, Aldo Rebelo; o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (Eletros), Jorge Júnior; o ex-deputado federal Marcelo Ramos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Sedecti), Pauderney Avelino; além de outros representantes do setor industrial e comercial das regiões Norte e Nordeste, participam do fórum.

Capital

Sendo a quarta melhor cidade do Brasil para investimento no setor imobiliário, conforme dados da Urban Systems, publicados pela revista Exame, Manaus é destaque na construção civil, que emprega mais DE 700 mil pessoas nos 16 estados que compõe as duas maiores regiões do país geograficamente. No Amazonas, gera mais de 25 mil empregos diretos e inúmeras ocupações indiretas.

“A construção civil movimenta economicamente 62 setores. Cada R$ 1 investido neste segmento proporciona ganhos de R$ 2,64. Cada R$ 1 milhão injetados na construção civil proporciona emprego para 18 pessoas. Somos um dos setores que mais emprega e que presta uma grande contribuição para o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro”, declarou Frank Souza, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon-AM), entidade organizadora do evento.

Conforme dados apresentados no evento, pelo sindicato, o déficit habitacional no Amazonas chega hoje a 200 mil moradias. “Estamos muito esperançosos em relação às novas diretrizes do governo federal. A ampliação de recursos destinados ao programa Minha Casa Minha Vida, saneamento, infraestrutura, retomada de obras paralisadas, entre outras frentes, nos motivam a investir em novas tecnologias, compra de equipamentos, contratação de pessoal”, declarou Frank Souza.

O orçamento do governo federal para 2023 destacou, aproximadamente, R$ 9,5 bilhões de subsídio para o programa habitacional.

Sistema urbano

Entre as inovações para o Implurb na construção civil, na gestão atual, o diretor-presidente lembra o anúncio do Alvará de Construção Mais Fácil; os planos de Alinhamento e Passeio e o de Proteção de Margens e Cursos d’Água; incentivos para construções sustentáveis; e Plano de Reabilitação e Incentivos para o Centro Histórico de Manaus (área piloto).

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Sinduscon-AM