Prefeitura revitaliza sinalização viária e garante mais segurança a pedestres em Manaus

Por Prefeitura de Manaus

25/08/2025 14h48

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a revitalização da sinalização horizontal e vertical em vias estratégicas da cidade, começando pela área central. Na avenida Getúlio Vargas, Joaquim Nabuco e ruas adjacentes, foram reforçadas faixas de pedestres em cruzamentos movimentados, ampliando a segurança de pedestres e a organização no tráfego.

Na avenida Getúlio Vargas, foi realizada a pintura de áreas de conflito em toda a sua extensão, acompanhada da revitalização das faixas de pedestres e linhas de retenção, garantindo mais segurança para pedestres e fluidez no tráfego em uma das vias mais movimentadas do Centro. No local, foi implantada a demarcação de “área de conflito”, caracterizada pela pintura em grade amarela no asfalto, que tem como função evitar que veículos parem sobre o cruzamento quando o sinal estiver fechado, garantindo a fluidez e prevenindo engarrafamentos.

Além das travessias, o trabalho contempla a instalação de novas placas de orientação e revitalização de colunas. A rua Ferreira Pena, entre a rua 10 de Julho e a avenida Álvaro Maia, recebeu linhas seccionadas brancas de sentido único. Já a rua José Clemente, entre as avenidas Eduardo Ribeiro e Epaminondas, ganhou linhas seccionadas, marcas de canalização e sentido único. Na avenida Eduardo Ribeiro, no trecho entre a 7 de Setembro e a Floriano Peixoto, foram aplicadas linhas seccionadas, canalização e faixas de pedestres. Outro ponto atendido foi a avenida Frederico Baird, na Ponta Negra, que recebeu linhas de bordo e de sentido único.

De acordo com o diretor de Engenharia do IMMU, Uarodi Guedes, a revitalização é essencial para manter a segurança viária. “Nosso trabalho é garantir que a sinalização esteja sempre visível e adequada. A revitalização das faixas de pedestres, placas e linhas de canalização contribui para reduzir riscos de acidentes e organizar melhor o trânsito. Estamos priorizando áreas de grande circulação para dar mais segurança a motoristas e pedestres em Manaus”, ressaltou.

Na zona Sul, a avenida Leonardo Malcher teve reforço em diversos cruzamentos. No trecho com a avenida Castelo Branco foi implantada faixa de pedestre e linha de retenção. Nos cruzamentos com a avenida Duque de Caxias e com a rua Emílio Moreira, além das faixas, foram pintadas zonas de conflito para orientar motoristas. Também foram reforçadas as sinalizações nos encontros com a rua Major Gabriel, a avenida Joaquim Nabuco e a rua Tapajós.

Outros pontos beneficiados foram a avenida Marques de Santa Cruz, em frente ao Posto de Navegação da Marinha, que recebeu faixa de pedestres e linhas de retenção; a rua Isabel com a rua Delcídio do Amaral, no Centro, que ganhou legendas de “Pare”; a rua Lima Bacuri com a avenida Joaquim Nabuco, onde foram aplicadas canalização, retenção e legendas; e a avenida Oscar Borel, no bairro Compensa, que recebeu faixas de pedestres e canalização.

O IMMU destaca que a revitalização é fundamental para garantir mais segurança viária, manter a fluidez do trânsito e orientar motoristas e pedestres. As ações seguem em andamento e devem contemplar outras zonas da cidade, priorizando áreas de grande fluxo e corredores de transporte coletivo.

— — —

Texto – Marcelo Lima / IMMU

Fotos – Divulgação / IMMU