Prefeitura conclui curso ‘Cuidador Comunitário’ para os moradores do bairro Parque 10 de Novembro

31/10/2023 11h42

Curso ‘Cuidador Comunitário’ #paratodosverem Grupo de mulheres com certificados nas mãos em sala

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), encerrou, na manhã desta terça-feira, 31/10, a última turma do curso “Cuidador Comunitário” do ano, para os moradores do bairro do Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. As aulas foram ministradas no grupo de idosos Rosa de Sharon, localizado na avenida Desembargador Gaspar Guimarães, nº 86.

Com aulas nas terças e quintas-feiras e uma carga horária de 21 horas de duração, a capacitação que teve início dia 3/10, com o objetivo de orientar a comunidade no trato com as pessoas idosas e nos cuidados necessários que o processo de envelhecimento exige, diante das limitações que surgem com o tempo.

“É importante que a família da pessoa idosa esteja presente no processo de envelhecimento. Esse tem sido um dos lemas da FDT, que a pessoa idosa seja acolhida e atendida como respeito no seio familiar. O objetivo do ‘cuidador comunitário’ é fazer com que a família tenha conhecimento dos cuidados necessários que um idoso precisa. Este ano, podemos comemorar que a meta foi alcançada, capacitando 180 pessoas em quatro turmas. Ano que vem vamos ampliar o curso, e queremos cada vez mais que as pessoas tenham conhecimento sobre o processo do envelhecimento”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Ao todo, 40 alunos concluíram essa última turma do ano, com um total de 180 alunos em quatro turmas ofertadas ao longo do ano. O conteúdo programático incluiu também informações sobre violência contra a pessoa idosa, rede de proteção, questões de higiene pessoal, alimentação, cuidados médicos, medidas de prevenção, mudanças psicossociais e espirituais, além de noções de direitos humanos e cidadania.

Francisca Souza, de 38 anos, conta que já tem uma formação em Técnica em Segurança do Trabalho e que essa capacitação veio em um momento importante da sua vida.

“Eu cuido dos meus avós, porque eles estão precisando muito de apoio em casa, quando eu decidi fazer essa capacitação, não imaginava que seria tão importante. Aprendi que toda pessoa idosa tem limitações, que os cuidadores precisam sim estudar e muito. Ano que vem pretendo fazer o curso mais completo que a Fundação Doutor Thomas realiza”, disse.

O encerramento foi feito pela coordenadora de curso da FDT, Maria Sabeli, e a diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento, Jeânia Bezerra, da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).

Maior atenção à Terceira Idade

O curso de “Cuidador Comunitário” é uma capacitação que já atendeu diversas zonas de Manaus, com o objetivo de incentivar as comunidades sobre a importância da família e o cuidado com a pessoa idosa. Este ano o curso capacitou em quatro turmas mais de 180 alunos.

Texto – Fábia Lima / FDT

Foto – Divulgação / FDT