FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS

Sobre

A Fundação Dr. Thomas tem a responsabilidade de coordenar e avaliar a execução da Política Municipal do Idoso, mediante o desenvolvimento de ações estratégicas capazes de garantir os direitos sociais da população idosa do município de Manaus e assegurar a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

História

A Fundação de Apoio ao Idoso “Dr. Thomas” surgiu em 1909, com o nome de SOCIEDADE ASILO DE MENDICIDADE DE MANAUS. Em 1932 passou a chamar-se ASILO DE MENDICIDADE “DOUTOR THOMAS”, em homenagem ao médico canadense Harold Howard Shearme Wolferstan Thomas.

Dr. Thomas pertencia à Escola de Medicina Tropical de Liverpool, na Inglaterra, instituição dedicada à medicina e saúde pública nos trópicos. Ele foi enviado a Manaus, em 1905, para estudar a febre amarela na região amazônica. Chegando aqui, ele trabalhou no laboratório do médico Dr. Figueiredo Rodrigues. Depois montou seu próprio laboratório de análises clínicas, chamado de The Yellow Fever Research Laboratory e posteriormente de Manáos Research Laboratory. Situava-se no prédio onde hoje funciona a Biblioteca Pública Municipal, na Praça do Congresso.

O médico canadense sempre demonstrou seu comprometimento pela cidade, seja na pesquisa das doenças tropicais ou no atendimento de doentes. Ele trabalhava gratuitamente na Santa Casa de Misericórdia, de onde é sócio benemérito.

Médico humanitário, Dr. Thomas residia em Adrianópolis, onde hoje funciona a Escola de Enfermagem. Parte da casa foi transformada em enfermaria para o tratamento de cidadãos ingleses da Companhia de Transporte e Trabalhadores do Porto.

Dr. Thomas faleceu em 1931, com 56 anos. O mausoléu está localizado na quadra 08, sepultura nº 698, do cemitério São João Batista.

Durante todo o tempo que viveu em Manaus, o médico canadense se dedicou a ajudar pessoas carentes. Abrigava pessoas de várias idades em estado de mendicância e moradores de rua, sendo a maioria idosa. Por identificar essa demanda, passou a desenvolver o trabalho de assistência direcionando o atendimento à população idosa da cidade.

Missão

Coordenar, acompanhar e avaliar a execução da Política Municipal do Idoso, mediante desenvolvimento de ações estratégicas capazes de garantir os direitos sociais da população idosa do Município de Manaus, e assegurar a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Visão

Ser referência nacional pela excelência no atendimento à pessoa idosa.