Prefeitura treina servidores da fundação Doutor Thomas sobre posicionamento e manejo de pessoas idosas

04/10/2023 17h38

Com objetivo de proporcionar um atendimento humanizado aos idosos de alta complexidade “acamados”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizou, na tarde desta quarta-feira, 4/10, o encerramento do “Treinamento Prático de Posicionamento, Transferência e Manejo da Pessoa idosa”, na sede da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, nº 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Foram dois dias de treinamento em que 114 maqueiros e cuidadores de idosos participaram da capacitação, com objetivo aprimorar o atendimento já realizado na instituição.

A equipe de fisioterapeutas da FDT abordou técnicas de prevenção a complicações associadas à imobilidade; orientações quanto à maneira correta de realizar as transferências dos idosos evitando transtornos, além de proporcionar maior conforto aos idosos.

A supervisora dos cuidadores de idosos e maqueiros, a cuidadora Liseanne Souza conta que o treinamento aprimora o atendimento diário desses profissionais.

“Quem trabalha com a pessoa idosa, seja em uma ILPI, em domicílio ou hospital, deve estar em constante atualização das práticas corretas para garantir o melhor e mais humanizado atendimento. Os idosos normalmente são mais vulneráveis e os cuidados devem ser redobrados. Por isso, é tão importante realizar treinamentos e capacitar essa equipe”, explicou Liseanne.

A cuidadora de idosos, Diana Cardoso, 28 anos, trabalha na FDT há dois anos e conta que o treinamento é necessário para o currículo profissional e uma oportunidade de adquirir conhecimento.

“É gratificante aprender. Os fisioterapeutas repassaram técnicas fundamentais para o nosso trabalho e me sinto feliz em ter participado”, apontou Diana.

A gerente e fisioterapeuta, Éricka Saunier, explica que esse treinamento é uma ação de toda a equipe multidisciplinar, para garantir melhor qualidade de vida à pessoa idosa de alta dependência.

“O treinamento estimula a equipe multidisciplinar a trabalhar em conjunto na prevenção de complicações associadas à imobilidade, como, por exemplo, as lesões por pressão, manter a amplitude de movimento articular e prevenir encurtamento e redução de força muscular. Abordamos também orientações quanto à maneira correta de realizar o manejo dos idosos acamados nas condutas diárias”.

“A forma como tocamos na pessoa idosa tem uma importância muito grande, pois algumas pessoas apresentam fragilidade capilar e assim, ao serem manipuladas de forma errada, podem apresentar hematomas. Esse treinamento tem como objetivo maior, evitar complicações e proporcionar o maior conforto para nossos idosos”, diz Éricka.

Texto – Fábia Lima  / FDT

Fotos – Divulgação / FDT