FUNDAÇÃO DOUTOR THOMAS

Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus

A Fundação Doutor Thomas (FDT) implantou o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem), por meio do qual busca a produção de conhecimento científico, multidisciplinar e interdisciplinar, promovendo a integração, socialização e divulgação de ações institucionais e interinstitucionais.

Concordando com isso, os Estudos e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus, com produção em conhecimento científico, multidisciplinar promovem a capacitação de equipes multiprofissionais e cuidadores de idosos, oficinas, palestras e orientação de pesquisas monográficas, seminários, interação, socialização e divulgação das ações institucionais e interinstitucionais desenvolvidas pelos profissionais do segmento geriátrico; bem como ampliar e sistematizar o conhecimento da gerontologia e geriatria, atuando na formação de recursos humanos nos diversos níveis. Entre uma das responsabilidades do Nepem, está a coordenação do ‘Curso de Cuidador de Idoso – Cuidadoso’, da FDT.

Curso de Cuidador de Idoso – Cuidadoso

O Curso de Formação de Cuidador de Idoso – Cuidadoso é oferecido pela Fundação Doutor Thomas desde 2006, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). No entanto, em 2014 começou uma parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (ESPI).

O curso de cuidador de idosos visa possibilitar ao aluno informações e conhecimentos fundamentais para o manejo adequado com o idoso, zelando pelo bem estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.

O curso é gratuito, sendo paga apenas uma taxa de inscrição no valor de R$ 40, e tem carga horária de 300 horas, sendo 200 horas de aulas teóricas e 100 práticas. O conteúdo teórico é dividido em 11 módulos, abrangendo vários aspectos do cuidado com o idoso: primeiros socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e demais atividades que compõem o universo do idoso. As aulas são ministradas por profissionais da Fundação Doutor Thomas e da Escola de Serviço Público Municipal. Após a conclusão das aulas teóricas, os participantes cumprem a carga prática de 100h na Fundação Doutor Thomas.

A atividade de cuidador de idosos foi classificada como ocupação pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em 2000, passando a constar na tabela da Classificação Brasileira de Ocupações, sob o código 5162-10. Embora este enquadramento não represente novos direitos trabalhistas ao cuidador de pessoas idosas, representa grande ganho à categoria, pois é ponto inicial para regulamentação da atividade.

Os nomes dos cuidadores formados ficam em um banco de dados na Fundação Dr. Thomas, assim, familiares de idosos que necessitarem de ajuda, podem pedir indicações pelo telefone 3215-6007.

Critérios para seleção dos candidatos:

a) Ser maior de idade;
b) Ter Ensino Médio completo;
c) Ter experiência no cuidado com o idoso;
d) Ter disponibilidade de tempo para frequentar os módulos, haja vista que a certificação será concedida apenas com comprovação de 75% de frequência do curso.