Fiscal da Semulsp usa a informação e conscientização como estratégia para preservar o meio ambiente

23/08/2021 11h27

Todos os dias, a Prefeitura de Manaus retira cerca de 20 toneladas de lixo dos igarapés da capital, a maior parte é de produtos que poderiam ser reciclados. Como mecanismo de sensibilização ao descarte correto de resíduos, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) realiza diariamente campanha de coleta seletiva com abordagem porta a porta, levando informações e sensibilização sobre o tema.

Trabalhando há 17 anos na coleta seletiva da prefeitura, o fiscal de operações Miqueias Silva Caranha destaca a importância do trabalho de conscientização, que também acontece dentro das secretarias da prefeitura. “É primordial para o meio ambiente porque levamos à população mais recursos e informações, como o descarte de resíduos no horário correto, sobre coleta seletiva, além da própria sensibilização ambiental”.

No primeiro semestre de 2021 foram coletadas nos Pontos de Entregas Voluntárias (PEVs) da cidade 130 toneladas de recicláveis, número alto, mas que poderia ser ainda maior, caso houvesse maior engajamento da população.

No total, existem 23 PEVs espalhados pelos principais supermercados da cidade, onde a população leva materiais como garrafas PET, papel, papelão, plásticos e outros objetos para reciclagem separados. Todo material é encaminhado para as associações de catadores cadastradas que fazem uso do material para reciclagem.

“Nossas equipes coletam esse material pela prefeitura e conscientizam as pessoas sobre a coleta seletiva. Além disso, todo material é doado para associações de catadores, transformando-se em renda para eles”, explica Caranha.

Confira os locais de entrega voluntária no link: https://semulsp.manaus.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/11/MAPA-A3-COL_SELETIVA_SUPERMERCADOS_ATUAL-1.pdf

Escolas municipais entram na Educação 4.0

A Prefeitura de Manaus vai implantar em 225 escolas da rede, Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs). O primeiro foi entregue na terça-feira, 17/8, durante a reinauguração da Escola Municipal Professora Tereza Cordovil Guimarães, no Tarumã, zona Oeste. Os espaços terão computadores, kits legos e arduinos, que contribuirão para a educação digital dos mais de 250 mil alunos da rede.