Prefeitura inicia operação de limpeza nos cemitérios públicos de Manaus para o Dia dos Pais

Por Prefeitura de Manaus

15/07/2025 15h22

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), iniciou, nesta terça-feira, 15/7, a tradicional operação de limpeza nos cemitérios públicos da cidade em preparação para o Dia dos Pais. O mutirão de serviços começou por três dos seis cemitérios localizados na sede urbana: o Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã, zona Oeste; o Santa Helena, no bairro São Raimundo, zona Oeste; e o Piedade, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste.

A cidade de Manaus conta atualmente com dez cemitérios públicos, sendo seis localizados na área urbana e quatro em comunidades da zona rural. Durante todo o período que antecede o Dia dos Pais, as equipes da Semulsp atuarão de forma simultânea em todos eles.

A ação consiste em serviços de capinação, varrição, poda, remoção de resíduos e manutenção geral dos espaços, deixando os campos-santos limpos, organizados e preparados para receber o grande fluxo de visitantes esperado para a data.

“Estamos cumprindo a orientação do prefeito David Almeida de entregar os cemitérios limpos, bem cuidados e acolhedores para que as famílias possam prestar suas homenagens com dignidade e conforto. Começamos hoje por três cemitérios importantes da área urbana e, ao longo da semana, avançaremos para os demais, inclusive na zona rural”, destacou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A ação especial ocorre tradicionalmente em datas comemorativas como o Dia das Mães, Finados e agora o Dia dos Pais. Além da limpeza, a Semulsp reforça o trabalho de conscientização, orientando os visitantes a colaborarem com a preservação do espaço e o descarte correto de resíduos.


A força-tarefa mobiliza cerca de 20 frentes de trabalho somente nos cemitérios da sede, com previsão de intensificação até a véspera do Dia dos Pais, garantindo espaços públicos limpos, seguros e respeitosos para todas as famílias manauaras.

— — —
Texto – Dora Tupinambá /Semulsp
Fotos – Divulgação/Semulsp