Prefeitura contabiliza mais de 7,2 mil atendimentos na zona Leste durante a 8ª edição do “Manaus Mais Cidadã” 

Por Prefeitura de Manaus

19/11/2023 9h44

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A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, neste sábado, 18/11, a 8ª edição do “Manaus Mais Cidadã”, levando o maior mutirão de cidadania da história da cidade ao bairro São José Operário 2, na zona Leste, com um total de mais de 7,2 mil atendimentos.

Em parceria com secretarias municipais, estaduais e organizações da sociedade civil, a ação ofereceu, ao longo de todo o dia, mais de cem serviços públicos gratuitos à população, na escola municipal Antonina Borges de Sá, local escolhido para sediar o mutirão durante essa edição. Ao todo, 1,5 mil pessoas compareceram à ação. 

O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente na ação e destacou o sucesso do programa, que tem atendido às altas demandas da população vulnerável no decorrer do ano. 

“É uma grande oportunidade esta ação que concentra todas as secretarias da gestão municipal do prefeito David e que promove um verdadeiro ‘shopping’ de prestação de serviços gratuitos. O sábado é um dia estratégico para atender a todos que não têm disponibilidade durante a semana, e, por isso, a necessidade de concentrarmos as atividades neste dia. Pela quantidade de pessoas que comparecem ao mutirão, não temos dúvida alguma de que estamos no caminho certo, prestando um serviço à altura do que se espera e merece a população de Manaus”, disse Rotta.

Ao longo das oito horas de programação do mutirão, serviços essenciais, como inclusão e atualização do Cadastro Único, serviços de saúde, vacinação de animais domésticos e agendamento para castração, emissão da 1ª e 2ª vias da Certidão de Nascimento, cadastro para vagas de emprego e serviços de embelezamento foram ofertados gratuitamente ao grande público. 

De acordo com o secretário municipal Eduardo Lucas, titular da Semasc, o “Manaus Mais Cidadã” tem se mostrado fundamental na garantia de direitos de famílias em situação de vulnerabilidade social de todas as zonas da cidade, ao eliminar grande parte das dificuldades logísticas da população ao longo da semana, como o custo de deslocamento ou a falta de tempo. 

“Este é um sábado onde dizemos que a Prefeitura muda de endereço e vem até a porta do cidadão para ofertar uma infinidade de serviços importantíssimos para a sua cidadania. A ideia de realizar a ação no fim de semana é justamente propor um dia alternativo, livre e sem os entraves do meio de semana para que a população consiga sanar suas demandas, e tem se mostrando exitosa a cada edição e bairro visitados”, explicou o secretário. 

Novas parcerias e população ainda mais satisfeita

A cabeleireira autônoma Maísa Fontenelle, 34, saiu de casa em busca de um cadastro para uma vaga de emprego formal, serviço oferecido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), via Sistema Nacional de Emprego (Sine), mas também aproveitou a oportunidade para se cadastrar no programa habitacional “Manaus Minha Casa”, oferecido pela Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), participando pela primeira vez do “Manaus Mais Cidadã”. 

“O atendimento nos dois serviços foi excelente, rápido e muito atencioso, realmente ótimo. É algo que facilita muito as nossas vidas, poupa muito tempo e evita muitos estresses”, afirmou. 

Quem também participou do mutirão foi a dona de casa Bruna Kamila, 22, que aproveitou o dia para fazer o uso de diversos serviços oferecidos pela iniciativa. 

“O que me trouxe aqui hoje foi o interesse em cuidar da minha saúde e da minha qualidade de vida em geral. Fiz os testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis, me cadastrei para uma vaga de emprego pelo Sine e fiz o uso da orientação jurídica. Então, foi uma experiência muito maravilhosa e útil de várias formas. Não é todo dia que recebemos uma ação assim perto de casa. Então, temos que aproveitar”, destacou Bruna. 

Já a moradora Lilian Aranha de Lima, 39, conseguiu se inscrever para as Tarifas Sociais de Energia Elétrica e Água e Esgoto, benefícios concedidos por meio do Cadastro Único e que garantem um desconto de até 50% no pagamento das contas. “A pessoa que teve a ideia de realizar essas ações no sábado merece tudo de bom nessa vida, pois foi uma excelente ideia e que nos ajuda muito na hora de resolver nossas pendências”, enfatizou.  

Parceiros

A iniciativa “Manaus Mais Cidadã” é coordenada pela Semasc, em parceria com as secretarias municipais da Saúde (Semsa); do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi); de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Educação (Semed); de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas); de Limpeza Urbana (Semulsp); de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef); de Administração (Semad); de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc); de Infraestrutura (Seminf), e de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf).

Além desses parceiros, também estão juntos nesta ação: Fundo Manaus Solidária (FMS), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Fundação Doutor Thomas (FDT), Fundação Manaus Esporte (FME), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Casa Militar, Casa Civil e Conselho Tutelar.

E mais: Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Polícia Militar do Estado do Amazonas (PM-AM), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Amazonas Energia, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), agências humanitárias da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

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Texto – Guilherme Pacheco / Semasc e Vitória Sena / Casa Civil 
Fotos – João Viana / Semcom
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjB3S8C