A SEMMAS

Educação Ambiental

Divisão de Educação Ambiental – DIEA

A Divisão de Educação Ambiental da Semmas desenvolve suas atividades pautadas na educação ambiental não formal. Opera por meios de programas, projetos e campanhas direcionados para aspectos bem definidos da realidade social e ambiental. Usa meios multivariados, tem a função de informar e formar. Atua sobre e com as comunidades, desenvolvendo ações de práticas educativas.

Segundo o Artigo 13 da Lei 9.795, que dispõe sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. “Entendem-se por educação ambiental não-formal as ações e práticas educativas voltadas à sensibilização da coletividade sobre as questões ambientais e à sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente ”. O Poder Público, em níveis federal, estadual e municipal, incentivará:

I – a difusão, por intermédio dos meios de comunicação de massa, em espaços nobres, de programas e campanhas educativas, e de informações acerca de temas relacionados ao meio ambiente;

II – a ampla participação da escola, da universidade e de organizações não-governamentais na formulação e execução de programas e atividades vinculadas à educação ambiental não-formal;

III – a participação de empresas públicas e privadas no desenvolvimento de programas de educação ambiental em parceria com a escola, a universidade e as organizações não-governamentais;

Objetivo

Desenvolver processos de ações de sensibilização de educação ambiental não formal permanente e continuada, visando fortalecer a atuação da SEMMAS, na construção de uma sociedade ambientalmente sustentável.

Missão

Contribuir para o fortalecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS para o processo de sensibilização da educação ambiental não formal nas ações práticas voltadas para a coletividade. Ser referência em ações voltadas para a educação ambiental não formal.

O Programa Uniambiente tem por objetivo promover cursos, palestras, oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos destinados à população, às lideranças comunitárias, grupos populares e aos profissionais com interesse em áreas ligadas ao campo da educação ambiental não formal.