Combate ao Aedes

Por Prefeitura de Manaus

23/02/2024 12h33

A chegada do inverno amazônico traz o aumento de casos de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Para combater o problema, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou um verdadeiro “exército” com 200 novos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que se juntam aos ACSs que já faziam parte da Semsa, como a servidora Rizia Dourado, que todos os dias vai de porta em porta em busca de criadouros de mosquitos e levar orientações para a população.

Servidora da Semsa há mais de duas décadas, Rizia já trabalhou como ACS e Agente de Combate de Endemias (ACE). Ela destaca a importância deste trabalho diário, principalmente, durante o inverno amazônico.

“Neste período de chuva, nós fazemos o nosso trabalho e a orientação para os moradores. Como os casos de dengue estão muito avançados na região Norte, nós levamos a nossa educação em saúde, vamos aos quintais e mostramos os pontos que devem ser cuidados, como um vasilhame, casca de ovo, garrafas, a gente faz a nossa prevenção para que as pessoas tenham a consciência que a dengue mata. Não é brincadeira. Só vemos que é sério quando acontece com a nossa família”, destacou Rizia.

Pensando nesta prevenção ao Aedes, a prefeitura iniciou à vacinação contra a dengue no dia 22 deste mês, para crianças de 10 e 11 anos de idade, com a oferta do imunizante em 171 salas de vacina gerenciadas pela Semsa. A imunização representa um avanço no enfrentamento da dengue, que teve aumento de casos em todo o país neste início de ano.

Para Rizia, trabalhar com a saúde da população é uma satisfação pessoal. “Eu gosto muito. Já penso no meu futuro, quando me aposentar, vou sentir muita falta, pois eu trabalho por amor. Gosto de fazer as minhas visitas casa a casa, cuidar da comunidade. Algumas vezes, viramos até psicólogo porque eles contam a vida deles. Às vezes, o comunitário só quer um abraço, se sentir acolhido”, finalizou.