Com Manaus + Agro, prefeitura beneficia mais de 800 agricultores no ‘Dia de Campo’

26/09/2023 14h02

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento,  Centro e Comércio Informal (Semacc), realizou, nestes 1.000 dias de gestão do prefeito David Almeida, o “Manaus + Agro”, em parceria com o governo do Estado, incluindo o programa “Dia de Campo”. Com a ação, mais de 800 agricultores dos nove polos agrícolas da capital foram beneficiados somente neste ano, em um encontro na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no quilômetro 38, da BR-174.

As ações de fomento na área da agricultura familiar têm sido muito incentivadas. Nos 1.000 dias de gestão da administração municipal, a ação do Manaus + Agro realizou diversas iniciativas, por meio de palestras, oficinas e outras capacitações; visita ao campo da cultura de maniva, além de ensinar técnicas de plantio da maniva; distribuição de sementes de frutíferas, de hortaliças, alevinos e rações.

O agricultor Luiz Souza, do ramal Bons Amigos, no quilômetro 26, da rodovia AM-010 (Manaus-Itacoatiara), enfatizou que o fomento da prefeitura tem oferecido dias melhores para ele e muitos outros pequenos agricultores da área, uma oportunidade jamais imaginada.

“Estamos crescendo. Hoje, posso dizer que conto com um corpo técnico da Semacc, que além de receber fomentos, nos repassam informações técnicas que têm ajudado nas minhas hortas. Tenho certeza que em pouco tempo vou conseguir escoar com muito mais facilidade. Jamais imaginei que fosse possível chegar ao nosso ramal esse tipo de ajuda”, concluiu Souza.

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, o intuito da sua gestão é levar ainda mais investimentos e conhecimento aos produtores da capital, que têm recebido incentivos e fomentos da prefeitura, gerando mais empregos e renda.

“Nós queremos fortalecer essa cadeia produtiva e investir cada vez mais, entregando implementos agrícolas, insumos, como também fortalecendo o apoio científico, e melhorando a produção para ser escoada com eficiência”, declarou o prefeito.

Pequenos produtores

Entre os trabalhos de fomento no setor de agricultura, o destaque fica por conta do apoio prestado aos pequenos produtores que, por meio dos projetos da Semacc, têm conquistado novos mercados, encontrando alternativas de qualidade e rentabilidade, bem como elevado a qualidade de vida de suas famílias no campo.

Para Wanderson Costa, secretário da Semacc, a Prefeitura de Manaus tem desenvolvido um trabalho de excelência na área, uma vez que os incentivos são notáveis e, pela primeira vez, se fomenta o cultivo da maniva, da pitaya, do cítrus, além de intensificar a avicultura, piscicultura, olericultura e o plantio em geral de frutas e verduras regionais.

“O crescimento da agricultura na gestão do prefeito David Almeida já é destaque. Nunca havia sido investido tanto nessa área. São parcerias com o governo do Estado, em que os pequenos produtores rurais têm à disposição, gratuitamente, a distribuição de adubo fosfatado e de calcário; preparo de terra para o plantio de mandioca; auxílio na elaboração de projetos para financiamento por intermédio do Plano Safra. Compromisso esse do governo, com os agricultores e entidades ligadas ao setor agropecuário, para o crescimento sustentável do agronegócio amazonense”, explicou Costa.

Ainda de acordo com o secretário, as ações serão intensificadas muito mais, com uma ampla programação de crescimento, fomento e incentivo para a área da agricultura. “Manaus pode esperar muito mais da administração, que cresce a passos largos e acredita no potencial de cada pessoa envolvida”.

Mais emprego e renda

A Semacc tem incentivado a agricultura familiar em todos os nove polos agrícolas da capital. Somente nesta primeira etapa da entrega e fomento da maniva, mais de cinco hectares começam a receber a cultura, com o propósito de colher mais de cem toneladas da raiz de mandioca, gerando mais emprego e renda.

A cultura da pitaya também é um marco da administração. O incentivo municipal fomentou cerca de 66 mil mudas da fruta, e a ação fortalece a agricultura familiar, que visa incentivar a cadeia produtiva. Os agricultores receberam as orientações técnicas da Semacc e prepararam seus terrenos para que pudessem receber as mudas.

Líder comunitária e presidente da Associação Cinturão Verde, na comunidade do Pau-Rosa, na BR-174, Cilene Santos tem trabalhado em prol da comunidade e ajudado muitos agricultores a fomentar seus diversos plantios.

“Estou muito feliz com a chegada da cultura da pitaya aqui na nossa comunidade. Essa é a primeira entrega, teremos outras. Os agricultores foram preparados. Nós escolhemos a pitaya, pois a colheita é a médio prazo. Daqui a uns meses, queremos estar colhendo junto com todos os novos frutos. Estamos empenhados e vamos trabalhar para ter uma boa safra”, destacou Cilene.

– — —

Texto – Divulgação / Semacc