Durante fórum do mercado imobiliário, Prefeitura de Manaus é destaque no setor e na arquitetura

09/03/2023 14h12

Caminhos de árvores, jardins vegetais, espaços pensados para serem integrados por pessoas em contato com muito verde e a natureza. A biofilia, tendência mundial em projetos de arquitetura e urbanização, foi um dos pontos de convergência entre as palestras do diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), engenheiro Carlos Valente, representando a Prefeitura de Manaus, e do arquiteto e paisagista paulista Benedito Abbud, durante o 1º Fórum Mercado Imobiliário Amazônico, realizado nesta quarta-feira, 8/3, no teatro Manauara, no Manauara Shopping, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1.300, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Valente falou sobre “Manaus – a 4ª Melhor Cidade para Investimento Imobiliário no País”, onde a capital amazonense fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Os dados são da Urban Systems, publicados pela revista Exame, comparando os anos de 2021 e 2022.

Para Valente, os números mostram que os investimentos assertivos da Prefeitura de Manaus em licenciamento urbano, gestão mais eficiente e ações de desburocratização são responsáveis por esse resultado. Em 2021, Manaus estava em 5º lugar, subindo uma posição em 2022.

Em 2022, o Implurb licenciou 1.190.677,97 metros quadrados de área com novos alvarás de construção, expedindo 882 certidões para o mercado da construção civil.

Entre as inovações para o Implurb, na gestão atual, Valente anunciou o Alvará de Construção Mais Fácil; os planos de Alinhamento e Passeio e o de Proteção de Margens e Cursos d’Água; incentivos para construções sustentáveis; e Plano de Reabilitação e Incentivos para o Centro Histórico de Manaus (área piloto).

“Para a lista do ranking foram analisados municípios com mais de 100 mil habitantes, sendo esta a nona edição da pesquisa que avalia mais de 60 quesitos e indicadores nas áreas econômicas. O estudo inclui análises de infraestrutura, logística, telecomunicações, mobilidade urbana, transporte e saneamento”, comentou o diretor-presidente.

Os dados refletem o empenho da Prefeitura de Manaus para dar celeridade à aprovação de projetos e ao licenciamento urbano, permitindo novos empreendimentos imobiliários na cidade, como fruto da dedicação do corpo técnico da autarquia e da gestão municipal, com orientação do prefeito David Almeida.

Natureza

Com foco na biofilia e na conexão da natureza e pessoas, o verde e o ambiente natural estão cada vez mais relacionados aos projetos urbanos de grandes cidades em todo mundo, seja de Manaus até Dubai, China, Egito, Estados Unidos e outros. E segue como forte tendência no mercado da construção e imobiliário.

E este conceito de sustentabilidade verde e social foi abordado pelo arquiteto e paisagista Benedito Abbud, que tem 52 anos de carreira e mais de seis mil projetos assinados no escritório, incluindo na Argentina, Angola, São Paulo e também em Manaus.

“O evento é importante porque acessamos desde as tendências de produtos a serem lançados até o que está acontecendo no mundo. As tendências do mercado imobiliário não são efêmeras, como na moda. É mais perene. Quem trabalha no mercado e em novas urbanizações tem este conteúdo especial para ouvir técnicos sobre o Brasil. E essas tendências tendem a se alinhar”, comentou Abbud.

Para ele, Manaus segue o movimento do setor e está entrando no eixo de aquecimento, com uma tendência de melhoria, especialmente pela cultura brasileira de criar raízes, fincadas, com o bem imóvel. “É muito premente a necessidade do brasileiro de residência. Há muita necessidade de moradia própria. E no país o imóvel vai além de ser um local de moradia, mas também de um bem para negócios financeiros. Ele proporciona capacidade de valor”, completou.

Abbud participou do projeto do Parque Jefferson Péres, na capital, e recentemente desenvolveu projetos como o Cidade Jardim (RJ), Raízes de Juquehy (SP), Le Parc (BA), entre outros.

O evento serve como retomada do mercado imobiliário no Amazonas, destacando as oportunidades do setor que existem atualmente na região, tanto para morar quanto para investir.

Texto – Claudia do Valle / Implurb
Fotos – Clóvis Miranda / Semcom