CAPs e animais cênicos do parque Amazonino Mendes seguem em obras pela prefeitura

28/12/2023 11h40

Parque Amazonino Mendes #paratodosverem – Operário trabalhando em obra da segunda etapa do parque Amazonino Mendes

Operários do canteiro de obras do parque Amazonino Mendes, mais uma obra da Prefeitura de Manaus que avança entre as zonas Norte e Leste da capital, se concentram nos serviços da segunda etapa do complexo com a construção do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs). O centro recebe marquise metálica, estruturas de portão de enrolar e contra verga em portas e janelas, além de arremates nos vãos e execução de infraestrutura hidráulica.

Nos quiosques estão sendo concluídas a drenagem da cobertura e arremates das pastilhas. O espaço recebe ainda arremates no porcelanato e infraestrutura elétrica. As obras vão ter uma parada técnica para as comemorações de Ano-Novo, nos dias 31/12 e 1º/1.

Os quiosques recebem também rampas de acesso para Pessoas com Deficiência (PcDs). O conjunto habitacional para 180 unidades passa por serviços de montagem do gabarito. Este platô em construção terá três quiosques, uma quadra poliesportiva, uma quadra de areia, dois playgrounds e um playground inclusivo, academia ao ar livre, dois paraciclos e área de estacionamento.

O parque é resultado de um convênio firmado entre Prefeitura de Manaus e governo do Amazonas, com dois quilômetros de extensão.

“A previsão de conclusão do habitacional é para o segundo semestre de 2024, com o conjunto dividido em três blocos distintos de cinco pavimentos cada, com vagas de estacionamento para carros e motos. Entre os blocos serão construídas calçadas arborizadas e mais playgrounds. A etapa cênica tem cronograma de execução de um ano”, lembrou o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente.

Etapa cênica

Na segunda etapa do parque Amazonino Mendes, localizado entre as avenidas Isaías Vieiralves e Olívia de Menezes Vieiralves, nas zonas Leste e Norte, a área cenográfica avança com serviços de construção civil. O primeiro parque temático com esculturas de grandes dimensões relativas à natureza amazônica já possui jacaré e filhotes, iguana, onças, macacos, flores e troncos, todos em estruturas de ferro moldado, dando forma à segunda etapa.

Prevista para ser entregue em 2024, como presente para os manauaras, a etapa cênica e de área molhada do espaço tem seu primeiro cenário quase concluído. Com onças grandes, tronco e rampas, a parte de estrutura e concreto armado estão finalizados e as onças pequenas estão 95% executadas. A obra licitada tem prazo de entrega de 12 meses.

“Já podemos ver os grandes animais da nossa fauna, como jacarés, onças, iguana, macacos, com as armaduras, revestimento e as montagens em evolução. São técnicas usadas por artistas de Parintins e a expectativa é de podermos entregar esta obra entre abril e maio de 2024”, afirmou Carlos Valente.

Entre ferros moldados e esculpidos, os operários estão executando mais três cenários: os dos jacarés, iguana e cobra, variando de 20% a 80% do total concluído; o dos macacos, entre 40% e 60% concretizado; e da área molhada, com árvore, piscina e peixes, variando de 50% a 70%; além do calçamento no espaço com execução de 40% no total.

A construção terá cenários interativos temáticos, com rampas de escalada, escorregadores, área molhada, entre outros. Todas as figuras ligadas à floresta serão manuseadas como brinquedos lúdicos para as crianças e interativos para os adultos.

Primeira etapa

A primeira etapa do parque foi entregue no aniversário de Manaus. As bacias de retenção de água pluvial ajudam a dar o traçado natural do espaço público, com curvas e aclives, ganhando áreas de vivência, bosqueadas, faixa saudável com pista de caminhada, faixa verde para a arborização e ciclovia, quiosques, um inédito playpet e mobiliários.

A área total envolve 134 mil metros quadrados, com projeto arquitetônico do Implurb, ampliando a urbanidade, lazer, esporte e entretenimento na capital.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Phil Limma / Semcom