Prefeitura de Manaus realiza ‘Natal de Luz’ para idosos residentes na Fundação Doutor Thomas

12/12/2023 12h37

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), realizará, na próxima terça-feira, 19/12, a partir das 17h, o “Natal de Luz”, para os idosos atendidos no Programa Longa Permanência – ILPI, familiar e servidores, na sede da própria fundação, localizada na rua Dr. Thomas, n° 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O ILPI presta assistência, em caráter residencial, à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou com vínculo, cuja família seja carente de recursos financeiros ou que tenha sido vítima de violência. Hoje, a instituição atende 153 idosos, divididos em três graus de dependência.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, destacou a importância da programação do “Natal de Luz” para os residentes da ILPI. “Alguns idosos recebem a família para festejarem a data juntos; outros, que não possuem contato familiar, a FDT passa a ser esse suporte deles. Desse modo, a interação social é fundamental para o bem-estar, porque, com o avanço da idade, é comum que muitos se sintam mais sozinhos e, realizar essa festa, com a casa decorada e clima natalino, é essencial para estimular a interação e faz parte do cuidado com a pessoa idosa”, enfatizou.

Idealizado pela equipe multidisciplinar da FDT, o evento visa promover o bem-estar dos idosos e é um dos momentos que eles mais esperam. “O Natal da FDT faz parte do calendário da instituição. É importante que eles participem dessas programações, pois os idosos se sentem mais úteis e mais envolvidos com a própria instituição. Aqui nós também somos a família dos idosos, por isso é importante essa comemoração juntos”, afirmou o psicólogo da ILPI, Adriano Lago.

Este ano, a programação contará com uma peça teatral, estrelada pelos idosos e professores do Parque Municipal do Idoso. Com duração de 30 minutos, a encenação “Natal do Amigo” coloca em cena a importância dos laços afetivos de amizade,  além da apresentação teatral, o evento contará com o tradicional coral dos servidores “Coral dos Anjos”, que promete emocionar o público cantando o nascimento de Jesus e a mensagem de Natal com o pastor Fábio Heverton, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Criada pelo professor do PMI, Douglas Rosas, a peça é uma atividade cultural intergeracional com o intuito de gerar uma identificação entre atores e público.

“A nossa encenação vem trazer a importância dos laços afetivos de amizade e trazer uma mensagem de amor e bons sentimentos. Importante destacar que contará com recursos de acessibilidade a usuários de cadeira de rodas e pessoas com mobilidade reduzida, assim como contará com recursos de tradução simultânea para pessoas com deficiência visual e uma breve introdução para pessoas com deficiência auditiva”, explicou Douglas.

Há 5 anos institucionalizada, Maria do Carmo Nery, 93 anos, se prepara para viver mais um Natal com os amigos que construiu na instituição. “Agradeço a Deus por fazer parte da família Doutor Thomas, sinto-me valorizada com as programações realizadas pela casa. O Natal é a melhor época do ano e, comemorar essa data ao lado de todos aqui, não tem preço”, disse Maria.

Texto – Fábia Lima / FDT
Fotos – Divulgação / FDT