Idosos da Fundação Doutor Thomas entram na folia com bloquinho de carnaval

20/01/2023 16h47

Promovendo um momento de diversão aos idosos residentes da Fundação Doutor Thomas (FDT), a Prefeitura de Manaus realizará o tradicional “Bloco FDT na Folia”, no dia 15/2, às 16h, na área externa da instituição, localizada na rua Doutor Thomas, 798, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

Com entrada gratuita e aberto ao público, o #BlocoFDTNaFolia levará aos 136 idosos residentes e, a quem comparecer ao evento, um ambiente alegre, seguro e com as tradicionais marchinhas de carnaval.

A assistente social da FDT, Nadyanne Santos, explica que a fundação está trabalhando para oferecer um evento que respeite os limites de cada pessoa idosa assistida.

“No meio de muitos confetes, serpentinas e alegria, a FDT irá disponibilizar abadás aos idosos e servidores, para entrarem no clima. E, também contará com uma ampla estrutura adaptada na área externa, com palco, iluminação, espaço ‘instagramável’, praça de alimentação com área gastronômica e uma ornamentação que fará com que o público relembre os antigos bailes de carnaval”, explica Nadyanne.

Para animar a programação carnavalesca o #BlocoFDTnaFolia terá apresentação da banda Forró Delivery, com repertório das mais tradicionais marchinhas; da bateria da escola de samba Reino Unido da Liberdade; as Palhacinhas Collor Kids; e entre os residentes, a escolha da porta-estandarte, do rei e rainha do Carnaval 2023.

Essas festividades que fazem parte do calendário da fundação são uma forma de contribuir de maneira positiva ao convívio da pessoa idosa, como explica o psicólogo da FDT, Adriano Lago.

“A equipe multidisciplinar da FDT tem organizado tudo com carinho, visando o bem-estar, pois o carnaval é uma das datas mais aguardadas do ano. Eles se divertem, recordam as marchinhas e comemoram. Nossa festa é feita nos padrões dos carnavais de antigamente para que eles possam reviver os bons momentos”, destaca.

Com o retorno do carnaval na instituição, os idosos residentes vão se divertir e matar toda a saudade que estavam da festa. É o caso de Suely Gama, 69 anos, que já participou cinco vezes das folias da FDT e conta que está ansiosa para se fantasiar.

“Quando soube que já tinha data, fiquei contente com a notícia, pois lembro que fui destaque no quesito fantasia na última edição. Já estou convidando as minhas amigas e familiares para o dia 15 e, garantir esse momento glorioso que será o nosso bloco. Esse ano estou em busca de ter a melhor fantasia, quero conquistar o título de Rainha do Carnaval 2023″, conta Suely.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho explica a importância da pessoa idosa institucionalizada ser inserida nas festividades e datas comemorativas.

“O carnaval sempre fez parte do calendário das atividades da instituição. Todo trabalho da equipe multidisciplinar é feito com responsabilidade e pensando no bem-estar dos residentes. Quando vejo os idosos se divertindo nos traz a certeza de que estamos cumprindo o nosso dever. Trabalhamos eventos visando à promoção de momentos de interação, diversão e entretenimento, pois o carnaval é para todos, especialmente para a pessoa idosa”, destacou.

Texto – Thyrso Matos / FDT

Foto – Divulgação / FDT