A CONTROLADORIA

Equipe

Alessandro Moreira Silva

Controlador Geral do Município

Alessandro Moreira Silva nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 19 de maio de 1972.

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, é também Mestre Cervejeiro pela Câmara da Indústria e Comércio para Munique e Alta Baviera. Possui especialização em Gestão Empresarial, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e formação em Auditor Líder e Implementador de Sistema de Gestão Antissuborno e Compliance (ISO 37001 e ISO 19600, com atualização na ISO 37301).

Atualmente, está em defesa de Mestrado em Sustentabilidade pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).  Ingressou na carreira pública em 2006 como Analista do Tesouro Estadual (atual Auditor de Finanças e Controle do Tesouro Estadual), na Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas, sendo particularmente responsável pela integração das administrações tributária, orçamentária, contábil e financeira à cadeia de suprimentos como estratégia de agregação de valor.

Apoiou a disseminação de boas práticas na qualidade do gasto público, destacadamente nas administrações orçamentária, contábil e da cadeia de suprimentos, através do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), COGEF (Comitê de Gestores Fazendários) e CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e de Termos de Cooperação Técnica firmados, por exemplo, com a Prefeitura de Manaus e Governo do Distrito Federal (GDF).

Ocupou a função de Controlador-Geral do Estado do Amazonas em duas oportunidades (07/02/2017 a 15/10/2017 e 14/01/2019 a 05/11/2019), sendo responsável pela estruturação do sistema de controle interno, dotando-o de legislação, processos padronizados e infraestrutura. Retornou à Sefaz/AM em 05/11/2019 para coordenar o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental do Estado do Amazonas, em parceria com o Banco Mundial.

Conduziu o Estado do Amazonas, em 2020, e a Prefeitura de Manaus, em 2021, a integrarem a Adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio (GPA/OMC).

No período compreendido entre janeiro/2021 e dezembro/2024, exerceu a função de Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos do Conselho Municipal de Gestão Estratégica de Manaus, sendo responsável pelo Plano Estratégico Manaus Cidade Global.

Dentre as principais experiências profissionais na iniciativa privada, destacam-se a administração de projetos de melhoria e “revamp” (revisão e ampliação), gerenciamento de processos, auditoria interna de qualidade e meio ambiente, formação de facilitadores em Manutenção Produtiva Total (TPM), com ênfase nos pilares de Manutenção Autônoma e Melhoria Contínua, em plantas de produção de indústrias tais como Nitrocarbono, Companhia Antárctica Paulista, Ambev e Cervejarias Kaiser.

Em janeiro de 2025, assumiu a função de Controlador-Geral do Município.

Lucilene Florêncio Viana Lucilene Florêncio Viana

Controladora-Geral Adjunta

Graduada em Contabilidade, com pós-graduação em Administração Pública, Auditoria, Auditoria e Controle Interno, Ciências Contábeis e Direito Tributário, e com mestrado em Contabilidade e Controladoria.

A Controladora-Geral Adjunta da Prefeitura de Manaus é membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Amazonas (ACCA), membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atua também como coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão, em Manaus (AM) e como Contadora Geral da Prefeitura de Manaus há 10 anos.

Lucilene Viana também atuou como Controladora-Geral do Município de Manaus, entre os anos de 2010 e 2012, além de ter sido Vice-Presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade durante 10 anos.

Ouvidor-Geral

Wallace Fernandes Oliveira (63 anos)

Graduado  em Marketing pela Universidade UNIASSSELV.

Exerceu o cargo de vereador da cidade de Manaus de 2016 a 2024

Durante seus mandatos de vereador, Wallace Oliveira, exerceu várias funções na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus: em 2017, foi eleito presidente da Comissão de Ética; e membro titular da CCJR(Comissão de Constituição e justiça)em 2018 por aclamação, eleito 3 vice presidente, Secretário Geral da Mesa Diretora, para o biênio 2019 a 2020; e eleito, 1° vice presidente da Mesa Diretora, para o biênio 2021 a 2022.

No decorrer de seus mandatos, Wallace Oliveira, foi vice prefeito e prefeito em exercício da Cidade de Manaus. A primeira vez, na então gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, e na segunda vez, na primeira gestão do atual Prefeito de Manaus – David Almeida.

Wallace Oliveira durante 10 anos, foi servidor público municipal pelo Regime de Direito Administrativo, lotada na Secretaria Municipal de Finanças- SEMEF, exercendo várias funções administrativas.