
Controlador Geral do Município
Alessandro Moreira Silva nasceu em Feira de Santana, Bahia, no dia 19 de maio de 1972.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia, é também Mestre Cervejeiro pela Câmara da Indústria e Comércio para Munique e Alta Baviera. Possui especialização em Gestão Empresarial, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e formação em Auditor Líder e Implementador de Sistema de Gestão Antissuborno e Compliance (ISO 37001 e ISO 19600, com atualização na ISO 37301).
Atualmente, está em defesa de Mestrado em Sustentabilidade pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Ingressou na carreira pública em 2006 como Analista do Tesouro Estadual (atual Auditor de Finanças e Controle do Tesouro Estadual), na Secretaria de Estado de Fazenda do Amazonas, sendo particularmente responsável pela integração das administrações tributária, orçamentária, contábil e financeira à cadeia de suprimentos como estratégia de agregação de valor.
Apoiou a disseminação de boas práticas na qualidade do gasto público, destacadamente nas administrações orçamentária, contábil e da cadeia de suprimentos, através do CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), COGEF (Comitê de Gestores Fazendários) e CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, e de Termos de Cooperação Técnica firmados, por exemplo, com a Prefeitura de Manaus e Governo do Distrito Federal (GDF).
Ocupou a função de Controlador-Geral do Estado do Amazonas em duas oportunidades (07/02/2017 a 15/10/2017 e 14/01/2019 a 05/11/2019), sendo responsável pela estruturação do sistema de controle interno, dotando-o de legislação, processos padronizados e infraestrutura. Retornou à Sefaz/AM em 05/11/2019 para coordenar o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental do Estado do Amazonas, em parceria com o Banco Mundial.
Conduziu o Estado do Amazonas, em 2020, e a Prefeitura de Manaus, em 2021, a integrarem a Adesão do Brasil ao Acordo de Compras Governamentais da Organização Mundial do Comércio (GPA/OMC).
No período compreendido entre janeiro/2021 e dezembro/2024, exerceu a função de Vice-Presidente de Assuntos Estratégicos do Conselho Municipal de Gestão Estratégica de Manaus, sendo responsável pelo Plano Estratégico Manaus Cidade Global.
Dentre as principais experiências profissionais na iniciativa privada, destacam-se a administração de projetos de melhoria e “revamp” (revisão e ampliação), gerenciamento de processos, auditoria interna de qualidade e meio ambiente, formação de facilitadores em Manutenção Produtiva Total (TPM), com ênfase nos pilares de Manutenção Autônoma e Melhoria Contínua, em plantas de produção de indústrias tais como Nitrocarbono, Companhia Antárctica Paulista, Ambev e Cervejarias Kaiser.
Em janeiro de 2025, assumiu a função de Controlador-Geral do Município.

Controladora-Geral Adjunta
Graduada em Contabilidade, com pós-graduação em Administração Pública, Auditoria, Auditoria e Controle Interno, Ciências Contábeis e Direito Tributário, e com mestrado em Contabilidade e Controladoria.
A Controladora-Geral Adjunta da Prefeitura de Manaus é membro da Academia de Ciências Contábeis do Estado do Amazonas (ACCA), membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON) e conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Atua também como coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Martha Falcão, em Manaus (AM) e como Contadora Geral da Prefeitura de Manaus há 10 anos.
Lucilene Viana também atuou como Controladora-Geral do Município de Manaus, entre os anos de 2010 e 2012, além de ter sido Vice-Presidente de Controle Interno do Conselho Federal de Contabilidade durante 10 anos.

Ouvidor-Geral
Wallace Fernandes Oliveira (63 anos)
Graduado em Marketing pela Universidade UNIASSSELV.
Exerceu o cargo de vereador da cidade de Manaus de 2016 a 2024
Durante seus mandatos de vereador, Wallace Oliveira, exerceu várias funções na Mesa Diretora da Câmara Municipal de Manaus: em 2017, foi eleito presidente da Comissão de Ética; e membro titular da CCJR(Comissão de Constituição e justiça)em 2018 por aclamação, eleito 3 vice presidente, Secretário Geral da Mesa Diretora, para o biênio 2019 a 2020; e eleito, 1° vice presidente da Mesa Diretora, para o biênio 2021 a 2022.
No decorrer de seus mandatos, Wallace Oliveira, foi vice prefeito e prefeito em exercício da Cidade de Manaus. A primeira vez, na então gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, e na segunda vez, na primeira gestão do atual Prefeito de Manaus – David Almeida.
Wallace Oliveira durante 10 anos, foi servidor público municipal pelo Regime de Direito Administrativo, lotada na Secretaria Municipal de Finanças- SEMEF, exercendo várias funções administrativas.