Prefeitura de Manaus realiza plantio e manutenção da arborização em quatro áreas da capital

Por Prefeitura de Manaus

29/02/2024 18h09

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), realiza, ao longo desta semana, o plantio e manutenção da arborização pública em quatro áreas distintas da cidade. Ao todo, serão plantadas trezentos e sessenta mudas nas avenidas Mário Ypiranga Monteiro, Beira-Rio (Coroado) e São Jorge. Já os serviços de manutenção foram realizados no canteiro central e passeio público da avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul da capital.

As espécies plantadas ao longo desta semana são: jutairana, resendá, ipê-amarelo e lofantera (também conhecida como lanterneira, ou chuva-de-ouro da Amazônia), as quais tendem a atingir porte de árvores a partir dos cinco anos, após plantio em canteiros centrais, oferecendo os serviços ambientais de sombreamento, melhora de sensação térmica e estocagem de carbono – reduzindo, assim, os efeitos do fenômeno de ilhas de calor urbano.

Para o secretário da Semmasclima, Antonio Stroski, a valorização do verde por parte da população é fundamental para a saúde e bem-estar.  “Estamos levando o verde para onde há a necessidade, uma das prioridades da gestão do prefeito David Almeida, inclusive na solução de questões climáticas. A população pode fazer parte desta causa recebendo mudas gratuitamente e plantando em seus quintais, tendo assim, inúmeros benefícios na qualidade de vida”, enfatizou Stroski.

O Departamento de Arborização e Sustentabilidade (Dears) da Semmasclima é responsável pelos serviços de plantio e manutenção da arborização pública de Manaus. “Até o fim do ano de 2024, o objetivo é realizar o plantio de 12 mil mudas, meta que faz parte do Plano Municipal de Arborização. Os períodos mais propícios para o plantio são nos meses chuvosos (janeiro a abril; novembro e dezembro)”, afirma a diretora em exercício do Dears, Laiane Torres.

Distribuição gratuita de mudas

A Prefeitura de Manaus realiza semanalmente a distribuição gratuita e itinerante de mudas das espécies frutíferas, arbóreas, ornamentais e medicinais. Toda quarta-feira, um bairro e zona diferente da cidade é contemplado com o projeto. A população pode acompanhar o cronograma de distribuição por meio do perfil @semmasmanaus. Cada cidadão pode pegar até cinco mudas.

—- —- —-

Texto – Taianna Castro / Semmasclima

Fotos – Divulgação / Semmasclima