SERVIÇOS SEMMAS

Arborização e Doação de Mudas

Por meio do programa ambiental Manaus Verde a doação de mudas de plantas arbóreas, frutíferas, ornamentais e medicinais foi intensificada na cidade. Antes, as doações ocorriam a cada 15 dias, agora são semanalmente.

‘Ilhas de Calor’

O primeiro local a receber ações de arborização foi a avenida Constantino Nery, uma das mais importantes da cidade. No local, serão plantadas 50 mudas no canteiro central em calçadas que possuem área suficiente para comportar árvores, prevendo, ainda, o plantio de mais cem mudas em toda a extensão da avenida.

Além de embelezar a via, a vegetação irá auxiliar na diminuição das “Ilhas de Calor” urbanas, sobretudo, na estação seca (meses de julho, agosto e setembro), devido à forte presença de materiais impermeáveis, como concreto, asfalto e pavimentos e a diminuição de cobertura vegetal no meio urbano.

Vale destacar que a espécie escolhida pela Semmas para ser plantada na Constantino Nery foi o pau-brasil, árvore-símbolo do país.

Tecnologia

Para que a população possa acompanhar em tempo real o processo de arborização, a Semmas lançou um aplicativo que realiza o georreferenciamento dos serviços. Os técnicos vão registrar o local, a espécie e autor do plantio, confirmando com uma foto que a muda foi plantada.
Números da arborização ( janeiro a abril de 2023):

– Produzidas mais de 60 mil mudas;
– Recebidos e atendidos 45 pedidos de instituições diversas com mais de 5 mil mudas doadas;
– Mais de 2 mil mudas foram plantadas nos seguintes locais: avenida do Turismo, avenida Ministro João Gonçalves (BR-319), avenida Max Teixeira, avenida Nathan Xavier, Área verde do conjunto Águas Claras, Área de Proteção Permanente (APP) do igarapé do Mindu, APP do igarapé do Gigante, Espaço verde do Núcleo 15 – Cidade Nova, APP do igarapé do Franco (avenida Brasil), Corredor ecológico do Mindu e Parque Nascentes do Mindu;
– Vinte e duas ações itinerantes de doações para a população em diferentes zonas de Manaus, quando foram doadas mais de 10 mil mudas;

Até o final do biênio 2023/2024:

– Produzidas 300 mil mudas;
– Atendidos mais de 200 pedidos de doações, entregando mais de 60 mil mudas;
– Mais de cem ações itinerantes de doação para a população em geral;
– Plantio de mais de 20 mil mudas em mais de 40 áreas estratégicas da cidade;
– Nos próximos dois meses (maio e junho) serão firmados mais dois acordos de cooperação, para intensificar e melhorar a arborização de Manaus.

Voltar ao topo
BG Grafismos
BG Grafismos
BG Grafismos