Prefeitura reforma 5 mil metros quadrados do Campo do Bahia, na zona Leste de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

12/03/2024 17h21

Icone audio
#paratodosverem – imagem do campo do Bahia

A partir da escolha de Manaus como a “Cidade Sul-Americana do Desporto” do ano de 2024, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) intensificou os investimentos na revitalização de complexos esportivos, campos de futebol e quadras comunitárias na capital.

No bairro de São José, zona Leste, há 30 anos a comunidade utiliza o Campo do Bahia. A pelo menos metade desse tempo, o espaço carece de serviços de manutenção e de infraestrutura ao redor.

“Desde o início da gestão, estamos empenhados em reconstruir espaços de lazer, revitalizar campos de futebol, quadras e praças com infraestrutura moderna e de qualidade. Sabemos da importância de áreas onde os moradores pratiquem esportes, a fim de melhorar sua qualidade de vida. E é pensando nisso, que estamos reformando esses locais e fomentando as práticas de esporte e lazer, sobretudo para as crianças e jovens”, explicou o secretário Obras, Renato Junior.

A comunidade é conhecida pela tradição do jogo de futebol em campo de areia. Frequentemente, os moradores se reúnem no espaço, que tem cerca de cinco mil metros quadrados, para a prática.

As obras de revitalização incluem a troca da areia, a instalação do novo gradil e de uma nova estrutura metálica da cobertura, além da construção da arquibancada, reforma dos banheiros e da área administrativa e a revitalização da quadra poliesportiva coberta, que será utilizada para a prática de diferentes modalidades, como vôlei, basquete, handebol e futsal.

Conforme José Abdias Barros, morador da área, o local foi alvo de vândalos e estava em péssimas condições de uso.

“São mais de 15 anos sem receber melhorias. As grades estavam todas estouradas, várias áreas com água acumulada, os banheiros, sem condições de uso. Era triste ver um espaço tradicional do esporte se deteriorando. Recebi, com muita alegria, a notícia da intervenção da prefeitura nesse espaço tão importante para nossas famílias”, relatou o morador.

As obras de revitalização do Campo do Bahia estão em ritmo acelerado, para que ele seja devolvido à população, reurbanizado e com melhorias significativas à prática de atividades físicas e de saúde preventiva.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf

Fotos – Carlos Oliveira / Seminf