Prefeitura de Manaus atua em obra de contenção de erosão no bairro Colônia Antônio Aleixo

08/02/2023 16h51

Dando continuidade aos trabalhos de contenção de erosões na cidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), atua, nesta quarta-feira, 8/2, em obra de contenção de erosão com 20 metros de altura nas ruas Alberto Campainha e Danilo Areosa, bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

A obra iniciou após uma erosão se formar no local, devido ao escoamento inadequado da chuva. O engenheiro e fiscal da obra, Édson Junior, explica que sem escada hidráulica, a água da chuva cai de forma “brusca” e “desordenada”. “A escada, nesses casos, serve para uma queda mais branda, de modo que não corrompa o solo”, afirmou.

São 15 servidores trabalhando com a ajuda de escavadeiras hidráulicas, rolos pé de carneiro e caçambas, primeiro no aterro do terreno, para solucionar os problemas de deslizamento na área. Na sequência, as equipes irão implantar dez metros de nova tubulação em concreto, finalizando os serviços com a implantação da escada hidráulica, que vai auxiliar na queda correta das águas pluviais, evitando novos processos erosivos.

De acordo com Édson Júnior, o serviço na área é de grande porte devido à profundidade da erosão, que colocava em risco a rua e as casas no entorno.

“O problema na via será solucionado de forma definitiva, como determinou o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior. Esse tipo de obra, que é emergencial, é realizado de forma célere, para minimizar os danos sofridos pelos moradores. Aqui no bairro Colônia Antônio Aleixo, esse problema de erosão ocorria há muitos anos, e agora terá solução. Nós estamos trabalhando de forma engajada, empregando todos os esforços possíveis, para dar melhores condições de vida aos moradores”, afirmou o engenheiro.

A obra é realizada de forma cautelosa, por se tratar de uma área erosiva.  Após a contenção da erosão, as equipes irão atuar nos serviços de drenagem superficial, com a recomposição de sarjeta e meio-fio, finalizando com a implantação do asfalto no local.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf