Operação ‘Estiagem’ chega à comunidade São Sebastião 2 no Tarumã-Mirim e beneficia 160 famílias com poço artesiano

20/10/2023 16h36

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), chega com as equipes da Operação “Estiagem” na comunidade São Sebastião 2, às margens do rio Tarumã-Mirim, e implanta um novo poço artesiano que irá atender aproximadamente 160 famílias na comunidade ribeirinha.

“Esse é um serviço de suma importância que o prefeito David Almeida determinou que fosse feito nessas comunidades que carecem de água potável, principalmente com o efeito da vazante que isola muitas famílias dificultando o acesso até a zona urbana para se abastecerem. As equipes das secretarias estão atuando nessas áreas com a perfuração de um poço artesiano que vai atender melhor toda a comunidade”, afirma o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão.

A comunidade contava apenas com um pequeno poço da escola, mas que, de acordo com a moradora Gleicilene Nunes, de 42 anos, o poço não atendia todas as necessidades.

“Faz 13 anos que eu moro na comunidade e a gente sempre dependeu apenas do poço da escola, que funciona com energia. Quando a escola fecha a comunidade fica totalmente sem água, não supre totalmente, dava só para a gente fazer a comida do dia. Mas, com esse novo poço grande, estamos sentindo muito orgulho, é uma vitória. A comunidade está toda agradecida”, comemora Gleicilene.

O poço mede 150 metros de profundidade, tamanho estimado e estudado para atender as famílias que moram na área. O aposentado Carlito Vasconcelos, de 68 anos, acompanha de perto a perfuração e relata que todos os anos a seca é severa, mas que agora, tendo o próprio poço dentro da comunidade, os impactos serão dirimidos.

“A situação da seca todos os anos é crítica nas comunidades ribeirinhas, e ser beneficiado com um poço dentro da comunidade é maravilhoso. Agora nós, moradores, ficaremos mais preparados para a seca do ano que vem, graças ao serviço do poço que vai suprir nossas necessidades. Só temos a agradecer à prefeitura por esse poço que veio em boa hora”, afirma Carlito.

A Prefeitura de Manaus atua em comunidades ribeirinhas com o abastecimento de mantimentos, kits de higiene e água potável e a perfuração dos poços, com a meta de minimizar os impactos causados nesse período de seca severa.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf