Em 30 dias, Prefeitura de Manaus desobstrui 324 caixas coletoras e galerias de rede de drenagem

16/02/2023 12h47

No inverno amazônico, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica as ações de limpeza e desobstrução de bueiros. Em 30 dias de janeiro, 324 caixas coletoras foram desobstruídas na capital amazonense, conforme a secretaria.  A ação visa minimizar os impactos das chuvas na cidade, garantindo a vazão correta das águas pluviais.

O descarte irregular de lixo é o responsável por 40% das obstruções e desanelamentos das tubulações, fator preponderante para os alagamentos nos bairros, é o que aponta relatório mensal do Departamento de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf.

Outro relatório da prefeitura, emitido pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) em outubro de 2020, mostra que, entre janeiro e outubro, foram coletadas 8.938 toneladas de lixo dos igarapés. A Seminf atua ainda de forma preventiva realizando a limpeza de caixas coletoras, em ações pontuais dos distritos de Obras.

Segundo o diretor de Manutenção e Infraestrutura Urbana da Seminf, Emerson Costa, a participação da população é crucial para o pleno funcionamento das redes de drenagem na cidade.

“O balanço do primeiro mês do ano mostra a eficiência da limpeza e também demonstra a necessidade de conscientização que precisa ser feita junto à população, de forma permanente, para reduzir a quantidade de lixo jogado desordenadamente nas ruas e que acabam chegando às galerias de drenagem da cidade, pelas águas das chuvas. O trabalho de desobstrução de galerias permite que a água possa correr livremente sem o risco de alagamento, mas acaba sendo um trabalho constante”, explica Emerson.

Durante as ações, as equipes da Seminf atuam com o auxílio de caminhões com hidrojato, fazendo a sucção do lixo acumulado nos tubos e dos resíduos que estejam bloqueando as caixas coletoras. Além de otimizar tempo, o hidrojato permite a eficácia do serviço.

Emerson ressalta que o principal empecilho durante as operações é o lixo doméstico, descartado de forma irregular. “Garrafas PET, sacolas plásticas, embalagens, madeira, são os objetos mais encontrados dentro das tubulações, e que geram obstrução, uma vez que se acumulam, fechando as entradas das galerias, provocando o rompimento das tubulações e alagamentos na cidade”, explica o engenheiro.

A prefeitura mantém equipes de limpeza em todas as zonas de Manaus. Embora as caixas coletoras sejam monitoradas, a população pode ajudar, não jogando lixo nas ruas. O lixo descartado de forma irregular sempre volta em forma de transtorno. A prefeitura conta com a parceria da população.

Texto – Valesca Martins/Seminf

Fotos – Divulgação/Seminf