Prefeitura mobiliza servidores para campanha de destinação do imposto de renda aos fundos municipais de assistência social

06/04/2024 9h59

#paratodosverem mobilização na avenida Constantino Nery

No final da tarde desta sexta-feira, 5/4, a Prefeitura de Manaus reforçou a divulgação da Campanha “Eu Sou Cidadão Solidário” com a realização de cinco blitze simultâneas em vários pontos da cidade. O foco foi conscientizar o cidadão contribuinte do imposto de renda da capital amazonense a destinar parte da sua contribuição aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos da Pessoa Idosa.

Equipes das secretarias municipais de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) e da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), além da Fundação Doutor Thomas (FDT) e outras Organizações da Sociedade Civil (OSCs), que desenvolvem ações a crianças e idosos, participaram das mobilizações.

O coordenador do Grupo de Educação Fiscal do Município, Edson Fernandes, ficou satisfeito com a receptividade dos cidadãos que passavam no trânsito. Segundo ele, na abordagem, as pessoas elogiavam e apoiavam a causa. “Estamos aqui divulgando a causa, pois muitos não sabem dessa possibilidade de poder destinar parte do imposto de renda devido para os fundos municipais”, pontuou ele ao afirmar que a destinação pode ser feita ao preencher a aba de “Doações Diretamente na Declaração”.

Para mais informações sobre a campanha e como proceder no ato do preenchimento da declaração do imposto de renda para efetivar a destinação aos fundos municipais de assistência, o cidadão pode acessar o endereço eletrônico: www.manaus.am.gov.br/semef/eu-sou-cidadao-solidario.

Envolvimento

A estratégia de divulgação promoveu a participação de uma gama de servidores municipais. Para a chefe da Divisão de Média Complexidade do Departamento de Proteção Social da Semasc, Márcia Helena Braga, a campanha vem somar e fortalecer as políticas públicas de assistência social do município. “A campanha Eu Sou Cidadão Solidário tem o caráter de somar no direito de proteger a criança, o adolescente e a pessoa idosa, em situação de violação, vulnerabilidade e pobreza”, destacou.

A coordenadora de Administração da FDT, Gracilene Celestino, disse que os resultados da campanha serão muito bem investidos nas ações e políticas em prol da pessoa idosa de Manaus. “Esse recurso ajudará muito para os nossos projetos voltados para a população idosa. Hoje temos a estrutura do Parque Municipal do Idoso que necessita de recursos, no acolhimento, no serviço em domicílio e nas comunidades por meio do nosso programa ‘Viver Bem na Terceira Idade’. Essa captação de recursos vai contribuir muito para que possamos cumprir com o nosso papel enquanto gestores da política municipal do idoso e melhorar sua qualidade de vida dessas pessoas” pontuou a gestora.

Pontos

As blitze ocorreram, simultaneamente, nos seguintes locais: avenida Mário Ypiranga Monteiro, nas proximidades da rotatória do Eldorado; avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro; avenida das Torres, nas proximidades da avenida Ephigênio Salles; no cruzamento da avenida Major Gabriel com a boulevard Álvaro Maia; e avenida Constantino Nery, nas proximidades da arena poliesportiva Amadeu Teixeira.

Texto e fotos – Divulgação / Semef