A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), montou uma estrutura on-line para realizar o atendimento tributário aos contribuintes durante o período de quarentena. Em cumprimento ao Decreto Nº. 5.001/21, que declara situação de emergência em Manaus devido o avanço da pandemia causada pelo novo coronavírus, e ao Decreto Nº. 4.999/21, que estabelece o regime excepcional de teletrabalho dos servidores públicos do município, o atendimento presencial dos postos e Central Manaus Atende está suspenso.
Ficam disponibilizados os seguintes meios de acesso para atendimento ao contribuinte:
I – Formalização de processos: http://manausatende.manaus.am.gov.br
II – Emissão de Certidão Negativa de Débitos – CND:
- Portal de Atendimento no endereço eletrônico http://manausatende.manaus.am.gov.br
- Telefone 156 (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h) para orientações de acesso remoto
III – Emissão de Certidão Positiva de Débito com efeito de negativa:
- Portal de Atendimento no endereço eletrônico http://manausatende.manaus.am.gov.br
- Por meio de Chat ou https://semef.manaus.am.gov.br (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
- Telefone 156, para orientações de acesso remoto (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
IV – Emissão de guias de recolhimento de IPTU, ISSQN, taxas e Multas por Infração:
- Portal de Atendimento https://manausatende.manaus.am.gov.br
- Telefone 156 (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
V – Parcelamento de débitos tributários:
- Portal de Atendimento https://https://semefatende.manaus.am.gov.br/parcelamento-web
- Telefone 156 (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
VI – Cadastramento para emissão de Nota Fiscal de Serviços avulsa:
- Endereço eletrônico https://inscricaonfsa.manaus.am.gov.br
- Canal Fale Conosco https://semefatende.manaus.am.gov.br/contato
- Telefone 156 (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
VII – Certidão narrativa de IPTU:
VIII – Certidão de inexistência de cadastro de IPTU:
IX – Pedido de correção cadastral para emissão de NFS-e:
- e-mail: nfse.cadastro@pmm.am.gov.br
- Telefone 156, para atendimento remoto (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
X – Acompanhamento de pedido de revisão de lançamento do ITBI:
- e-mail: itbi.semef@pmm.am.gov.br
- Telefone 156 (de segunda a sexta-feira, de 08:00h às 14:00h).
XI – Acompanhamento de pedido de isenção de IPTU:
- e-mail: isencao.iptu@pmm.am.gov.br
XII – Acompanhamento de pedido de remissão de IPTU:
- e-mail: remissao.iptu@pmm.am.gov.br
XIII – Acompanhamento de pedido reconhecimento de Imunidade:
- e-mail: imunidade.iss@pmm.am.gov.br
- e-mail: imunidade.iptu@pmm.am.gov.br
XIV – Acompanhamento de pedido de baixa de débitos:
- e-mail: baixadebitos@pmm.am.gov.br
XV – Acompanhamento de pedido de não incidência de ITBI:
- e-mail: naoincidencia.itbi@pmm.am.gov.br
XVI – Acompanhamento de impugnação ISSQN primeira instância:
XVII – Opção ao Simples Nacional:
- e-mail: opcaosn.cadastro@pmm.am.gov.br
XVIII – Acompanhamento de processos do Simples Nacional:
- e-mail: simplesnacional@pmm.am.gov.br