Recursos do IPTU estão transformando Manaus

15/03/2024 10h42

IPTU #paratodosverem – Contribuinte com carnê do IPTU 2024 nas mãos na sede do Manaus Atende

Os recursos do Imposto sobre a Propriedade Territorial e Predial Urbana (IPTU) viram investimento na infraestrutura da cidade e na ampliação e melhoria dos serviços públicos. Assim tem sido a gestão fiscal responsável e eficiente da Prefeitura de Manaus, que tem promovido uma verdadeira revolução em todas as áreas da capital.

Hoje, a saúde municipal ganhou o reforço de 60 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) totalmente reformadas. Na educação, os recursos do IPTU têm sido investidos na reestruturação de pelo menos 300 escolas municipais. Em infraestrutura e mobilidade urbana, mais de 2,7 mil ruas foram recapeadas pelo programa “Asfalta Manaus”, sem contar com os novos viadutos e melhorias do sistema viário. Nos últimos dias, mais de 300 ônibus novos foram entregues pela prefeitura para uso no transporte coletivo.

“Os contribuintes que pagam o IPTU estão contribuindo com as melhorias que estamos vendo em toda a cidade de Manaus. Por meio das receitas deste imposto, a Prefeitura de Manaus pode realizar obras de infraestrutura na cidade, bem como na área de educação, saúde. Então, pagar IPTU é um ato de cidadania que contribui com a melhoria da cidade”, destacou o subsecretário da Receita da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Armínio Pontes.

Prêmios em dinheiro

Pontes aproveitou para alertar que, nesta sexta-feira, 15/3, termina o prazo para o contribuinte do IPTU exercer sua cidadania e quitar a cota única (com descontos a partir de 10%) ou pagar a primeira parcela do tributo que transforma a cidade e ainda distribui prêmios em dinheiro.

O pagamento da cota única, até a data de vencimento, dá ao contribuinte o direito de concorrer aos prêmios do sorteio de março da campanha IPTU Premiado. Entre os prêmios em dinheiro estão: um de R$ 500 mil, um de R$ 100 mil, dois de R$ 50 mil, dois de R$ 20 mil e quatro de R$ 10 mil. Importante lembrar que o pagamento da cota única também dá direito a concorrer aos prêmios mensais.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado, em até 10 vezes, também concorrem, mas somente a partir de abril, com o início dos sorteios mensais. Nesse caso, serão 10 prêmios todos os meses, que variam de R$ 5 mil a R$ 40 mil. Para concorrer, basta estar em dia com o IPTU do exercício.

Texto – Anderson Farias / Semef

Fotos – João Viana / Semcom