Prefeitura de Manaus inicia pesquisa de necessidades de capacitação nas unidades administrativas

16/11/2023 14h22

Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) #paratodosverem Duas servidores públicas lendo o catálogo de cursos da Espi em auditório

A Prefeitura de Manaus deu início ao cronograma de atividades para a realização do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) para 2024, junto às unidades administrativas do município. Coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), o LNC serve de base para a elaboração da programação de cursos, palestras e todos os tipos de capacitação a serem ofertados, gratuitamente, a servidores e agentes públicos, no exercício seguinte.

“Este levantamento é uma etapa fundamental no processo de universalização do acesso à Política de Capacitação de Pessoal, instituída pela prefeitura, e que, na gestão do prefeito David Almeida, tem sido conduzida de forma exitosa pela Espi. O LNC é uma oportunidade por meio da qual nossos servidores podem manifestar o que precisam para estarem cada vez mais qualificados profissionalmente. Ganham os servidores, que enriquecem seus currículos e, consequentemente, o serviço público, que passa a oferecer serviços com qualidade cada vez maior”, destaca o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.

A diretora do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap), da Espi, Jeânia Bezerra, explica como acontece a pesquisa. “O levantamento tem quatro etapas. Na primeira, fazemos a sensibilização prévia dos gestores e servidores. Depois, é feita uma reunião de diagnóstico entre os gestores de departamentos com os respectivos servidores que compõem a equipe, para a identificação das ações de capacitação necessárias. Em outro momento, acontece o registro das ações de capacitação sugeridas em planilha digital. Por fim, o preenchimento das ações de capacitação sugeridas no Sistema de Gerenciamento de Cursos e Eventos da Espi, para o envio da demanda geral de capacitação da Secretaria”, afirmou.

As sugestões de capacitação devem ser informadas à chefia imediata de cada secretaria no período de 27/11 a 1º/12 deste ano.

LNC

Durante o levantamento, deverão ser apontadas as ações de capacitação de diferentes formatos – de curta, média e longa duração –, que auxiliem no desenvolvimento das competências profissionais. Estas ações devem estar alinhadas às atividades desempenhadas pelo servidor e ao alcance dos objetivos institucionais, levando em consideração também a missão da secretaria em que atua.

Os trabalhos do LNC são coordenados pela equipe técnica do Departamento de Educação e Aperfeiçoamento (Deap/Espi), agentes Espi que atuam em cada unidade da Prefeitura de Manaus, e/ou profissionais indicados pelos setores de recursos humanos, ou dos responsáveis pela capacitação nas secretarias.

A Espi disponibiliza os números de WhatsApp 98842-1206 e 99962-9348 para maiores esclarecimentos, e orienta que, em caso de dúvidas, procurem o Agente Espi, no órgão de lotação.

Texto – Sandra Monteiro / Semad-Espi

Foto – Arquivo / Semad