Prefeitura de Manaus realiza visita técnica no canteiro de obras do ‘Nosso Centro’

17/11/2023 20h19

A região central de Manaus é uma memória visível da herança edificada, do patrimônio arquitetônico e da ancestralidade amazônica, exibida em toda sua beleza, e a Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), tem atuado intensamente para resgatar o território com vistas à recuperação, revitalização e reabilitação da região com o programa “Nosso Centro”, lançado pelo prefeito David Almeida.

Nesta sexta-feira, 17/11, diretores do Implurb estiveram reunidos no local das primeiras intervenções do programa com o novo presidente do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), Neilo Batista, para apresentar um panorama do que está sendo construído para a sociedade, turismo, cultura, negócios, lazer e que necessitará de muitas ações de ocupação e atividade cultural.

“Estivemos no quadrilátero do entorno da Ilha de São Vicente, onde a gente está executando a primeira etapa do ‘Nosso Centro’. Apresentamos as edificações e as escalas de atividades comerciais e culturais, para que o Concultura possa promover ações envolvendo editais, agentes, movimentos, organizações e representantes envolvidos no tema para buscar operações no local”, explicou o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Para Andrade, será de grande importância o trabalho do Concultura e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) na criação de mais vida e de ocupações deste novo território público às margens do rio Negro.

Projeto

O presidente do conselho ficou feliz e se mostrou empolgado de somar a este projeto, trabalhando para o melhor que a cidade de Manaus possa ter e receber.

“São ações transversais em que um vai ajudando o outro, com integração e sinergia. Vamos desenvolver projetos de ocupação cultural do mirante, do largo e do casarão, uma oportunidade única de ter um espaço de grande potencial turístico e cultural, intercalando diversas artes, movimentos, indígenas, tendo maior representatividade da nossa sociedade, sem esquecer o comércio com o artesanato e dos ribeirinhos”, afirmou.

Batista já visualiza cenas como de colocar a literatura amazonense em foco no novo espaço público, inclusive tendo uma área com redes instaladas para o conforto da população, para onde se possa chegar e ter um livro à mão com a vista incrível.

“Não teria nada mais amazônico do que pegar uma obra do próprio Thiago de Mello e ficar na rede, lendo. É uma experiência edificante, rica, em que eu, enquanto presidente do Conselho Municipal de Cultura, estou muito empolgado e feliz”, finalizou.

Obras

Em obras intensas, a Prefeitura de Manaus avança com o programa “Nosso Centro”, realizando três intervenções no início da avenida 7 de Setembro, com recursos do tesouro municipal, dando um grande passo na reabilitação do centro histórico da cidade.

Estão em obras no território o futuro casarão Thiago de Mello, o mirante Lúcia Almeida, e o largo de São Vicente.

O prefeito David Almeida destaca que é prioridade da gestão reabilitar o centro histórico de Manaus. “São espaços públicos há muitos anos esquecidos e que voltarão a ser utilizados, como o antigo casario. Queremos promover a conexão das pessoas com a natureza e a cidade, com foco no desenvolvimento do turismo, lazer, esporte e, principalmente, na qualidade de vida da população”, comentou.

Todas as obras têm aprovação do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Amazonas (processo nº 01490.000103/2022-81).

Texto – Claudia do Valle / ImplurbFotos – Divulgação / Manauscult