Prefeitura avança com montagem da estrutura metálica da varanda do mirante Lúcia Almeida

Por Prefeitura de Manaus

30/01/2024 14h50

Icone audio
#paratodosverem operários trabalhando na obra do Mirante Lúcia Almeida

A varanda frontal do mirante Lúcia Almeida, do programa “Nosso Centro”, da Prefeitura de Manaus, começou a ser montada e instalada na obra na avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul. A estrutura metálica vai dando forma a mais um local do mirante que será um dos pontos mais instagramáveis no edifício em construção, com vista para o rio Negro.

O prédio entra na reta final para conclusão da construção, com entrega prevista para o primeiro trimestre, tendo ainda serviços de instalações do brise, forro de madeira, do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e dos aparelhos de ar-condicionado.

Pintura e instalações de infraestrutura de elétrica e lógica também são executados no mirante. As obras têm projeto arquitetônico do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e fazem parte da primeira etapa do “Nosso Centro”, que tem outras fases e ações em implantação.

“A prefeitura, com coordenação e projetos do Implurb, está desenvolvendo essa importante ação para a reabilitação do centro de Manaus. São obras de infraestrutura, de resgate cultural, de recuperação de edificações e que envolvem um circuito estruturado e sistematizado de intervenções que poderão e darão um novo patamar para o programa ‘Nosso Centro’, que já está em execução”, disse o diretor-presidente do instituto, engenheiro Carlos Valente.

No entorno, operários trabalham nos assentamentos da sarjeta e da pedra São Thomé nas calçadas. A concessionária de energia da capital fez troca de postes de iluminação e da rede elétrica, reduzindo a fiação exposta e melhorando o visual da área.

O programa de reabilitação da prefeitura fez a desapropriação de seis imóveis que estavam abandonados no local, mantendo a ambiência do entorno. O antigo prédio que funcionou como sede da extinta Companhia Energética do Amazonas (Ceam) será o primeiro espaço público vertical da cidade, dentro da revitalização do Centro promovida pela gestão David Almeida.

#paratodosverem obras dentro do Mirante Lúcia Almeida

Casarão

No Casarão Thiago de Mello, na rua Bernardo Ramos, os serviços se concentram nas pinturas das paredes internas, instalações de lógica e limpeza fina.

O casarão tem mais de 352 metros quadrados e é uma edificação histórica datada de 1908. O imóvel é classificado como uma unidade de interesse de preservação de segundo grau, de acordo com decreto municipal 7.176/2004.

Mais obras

O “Nosso Centro” ainda tem mais outras duas obras neste conjunto, o inédito largo de São Vicente, que está sendo criado no território, com mais de 2 mil metros quadrados; e o Píer Turístico, uma estrutura inédita para Manaus, que está em construção em um estaleiro da cidade e vai compor o mirante Lúcia Almeida. O píer será uma estrutura gigante de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e de pacotes fluviais no Centro e entorno.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Clóvis Miranda/Semcom

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjBbDen