Prefeitura de Manaus fortalece atendimento humanizado aos idosos da Fundação Dr. Thomas

09/10/2023 12h01

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), intensifica as condutas no setor de Enfermagem para garantir melhor atendimento à pessoa idosa de média e alta dependência. As práticas “Prevenir para não lesionar” e “Hidratação cutânea na terceira idade”, vem oferecendo mais humanização para os 146 idosos residentes, na sede da instituição, na rua Doutor Thomas, nº 798, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O Programa Longa Permanência, desenvolvido pela Fundação Dr. Thomas, é uma ação permanente, que presta assistência em caráter residencial à pessoa idosa em risco social, sem vínculo familiar ou com vínculo, cuja família seja carente de recursos financeiros ou que tenha sido vítima de violência.

A FDT é a única Instituição de Longa Permanência (ILPI) para idosos nos três graus de dependência em Manaus e a única pública da região Norte. Sendo referência no atendimento, as condutas no setor de enfermagem estão trazendo ainda mais qualidade de vida para os idosos de média e alta.

“A atenção à Política Municipal do Idoso levou a Prefeitura de Manaus a intensificar condutas e projetos que auxiliam na qualidade de vida deste público. Cuidar de forma humanizada é a meta da gestão do prefeito David Almeida. Estamos trabalhando para garantir que os idosos atendidos na ILPI tenham um envelhecimento saudável”, salientou Martha.

Trabalhando como enfermeira há oito anos na fundação, Jane Moura, de 46 anos, explica como vem sendo realizado o atendimento às pessoas idosas, focando sempre no bem-estar, sendo assistido em suas dúvidas, dores e medos, independentemente do seu grau de dependência ou do seu estado clínico.

“Nosso trabalho na FDT é de prevenção. Após uma lesão formada, a cicatrização é mais difícil, principalmente nos idosos, por ter uma pele sensível, com perda de colágeno e hidratação. A conduta ‘Prevenir para não lesionar’ se refere a isso. É mais difícil cicatrizar uma lesão no idoso, ainda mais quando possuem doenças, como: diabetes, hipertensão, entre outras. Devido à redução da firmeza da pele por perda de colágeno e elastina, as lesões começam a surgir na pele do idoso, sendo necessário um cuidado específico, e a fundação possui os recursos materiais para atender aos cuidados”, explica Jane.

A gerente do setor de Enfermagem, Marineuda Braga, conta que a tecnologia e o investimento na saúde são fundamentais para o trabalho realizado. A enfermagem vem trabalhando o “Prevenir para não lesionar” e “Hidratação Cutânea”, com produtos de alta tecnologia, que melhoram a qualidade de vida da pessoa idosa atendida na ILPI. “Nosso atendimento é sempre humanizado, para que tenhamos o mínimo de lesões possíveis nos idosos”, disse Marineuda.

Além do “Prevenir para não lesionar”, a equipe de enfermagem, com apoio da equipe multidisciplinar, também intensificou a prática “Hidratação cutânea na terceira idade”, que tem como objetivo proporcionar mais firmeza e elasticidade à pele dos idosos.

Segundo a responsável técnica da equipe de saúde da FDT, a médica Raquel Belém, na fundação, os protocolos de hidratação cutânea são realizados para que os idosos tenham a pele hidratada da maneira correta e, também, através de uma alimentação balanceada.

“A pele é considerada o maior órgão do corpo humano. Ela é responsável por diversas funções, dentre elas, envolver o organismo como uma verdadeira ‘armadura’. Diversos fatores fisiológicos e fisiopatológicos alteram a integridade da barreira cutânea, por exemplo, o envelhecimento cronológico, que deixa a pele mais fina e ressecada. Por esse motivo, para que nossa pele continue saudável, macia, com flexibilidade e elasticidade, precisamos manter o equilíbrio no mecanismo de sua hidratação, por meio do uso de produtos tópicos específicos além de uma boa hidratação oral”, explica Raquel.

A gerente do setor de Nutrição, Dayse Gomes, explica a importância da alimentação dos idosos residentes para um resultado satisfatório na hidratação.

“Uma alimentação adequada em nutriente, com reforço nutricional de suplementação se faz necessário para fortalecer o sistema imunológico, manutenção do estado nutricional, além de auxiliar no processo de prevenção e cicatrização de lesão por pressão”.

Texto – Fábia Lima / FDT

Foto – Clara Oliveira / FDT