Prefeitura de Manaus abre agendamento para matrículas no Parque Municipal do Idoso

17/11/2023 16h30

Parque Municipal do Idoso #paratodosverem Idosas em piscina realizando hidroginástica

A Prefeitura de Manaus, por meio do Programa Conviver – Parque Municipal do Idoso (PMI), abre o agendamento para as inscrições nas atividades de 2024. O processo de agendamento começa no dia 4/12 e segue até o preenchimento das vagas, por meio do site da Fundação Doutor Thomas (FDT) no endereço: https://www.manaus.am.gov.br/fdt/, ou através dos números de telefone: (92) 98842-1285 e 98842-1289.

Após a conclusão do agendamento no site ou telefone, o idoso deverá comparecer ao PMI, localizado na rua Rio Mar, nº 1.324, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, no dia e horário informados no agendamento para a entrega da documentação e efetuação da matrícula.

Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, o PMI atualmente é referência em qualidade de vida à pessoa idosa na cidade. Ao contrário do que muitos pensam, os idosos vêm ressignificando o conceito de terceira idade e reforçando que para ter qualidade de vida não existe faixa etária ideal.

“Para manter a saúde mental e física, parte deste público dedica seu tempo ao convívio social, com a participação assídua nas atividades oferecidas no PMI. Aqui é um lugar que estimula o envelhecimento saudável e a socialização. Nosso principal objetivo é oferecer um espaço que promova o crescimento da autoestima, socialização e, muito importante destacar que muda histórias de vida. É uma determinação do prefeito David Almeida, a promoção à saúde, ao envelhecimento ativo e saudável”, enfatizou Martha.

A coordenadora administrativa do Parque do Idoso, Charmenia Sahdo, explica como foi elaborado o procedimento de agendamento e matrícula, visando um atendimento personalizado. “O processo foi dividido em duas etapas buscando oferecer um atendimento humanizado e com excelência, evitando aglomeração e, que a pessoa idosa não sofra uma espera desnecessária, fique em uma fila por horas. Nossa prioridade é o bem-estar da pessoa idosa”, explica.

Documentação

Para os usuários do parque, será necessário verificar se o exame cardiológico está atualizado, no ato da matrícula. Para os novos usuários, é necessário apresentar as seguintes documentações originais e cópias: 2 fotos 3X4 (atuais), carteira de vacinação atualizada, comprovante de identidade pessoal, comprovante de residência, atestado cardiológico (ou geriátrico).

O retorno das atividades está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2024, atendendo conforme as modalidades em que serão descritas no ato da matrícula.

Qualidade de vida

Em 2024, o Parque do Municipal do Idoso irá oferecer aulas de hidroginástica, natação, ginástica, alongamento, pilates solo, dança de salão, dança coreográfica, balé clássico, ritmos, canto, violão, ginástica elaborada, oficina de artesanato, oficina da memória e oficina de direito e cidadania.

O PMI é um dos três pilares que norteiam a Política Municipal do Idoso, proporcionando atividades de lazer, educação, saúde e entretenimento para o público da terceira idade de Manaus.

Texto – Fábia Lima / FDT

Foto – Divulgação / FDT