Idosos da Fundação Doutor Thomas visitam ornamentação natalina na Ponta Negra e largo São Sebastião

04/01/2023 15h06

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Doutor Thomas (FDT), promoveu na tarde de terça-feira, 3/1, um passeio turístico para 45 idosos atendidos no Programa de Longa Permanência (ILPI), para conhecerem a decoração natalina do complexo turístico Ponta Negra, em mais uma edição do “Natal das Águas – Luz da Esperança”, e também a do “Mundo encantado do Natal”, no largo São Sebastião, no Centro.

Com dois ônibus cedidos pela Secretaria da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), sendo um deles adaptado para cadeirantes, o passeio foi um momento indispensável para o bem-estar dos residentes e ainda para conhecerem a decoração natalina, que segue até o dia 6/1.

“Esse passeio foi essencial para os idosos da instituição, pois gerou uma interação externa ao visitar esses espaços ornamentados para as datas de fim de ano, no qual ainda estamos vivendo. Mesmo que o Natal já tenha passado, o importante é a mensagem que a data remete. A renovação da fé em Cristo e a esperança de um próspero 2023”, ressaltou a assistente social da Fundação, Adalgisa Dantas.

Após três horas de passeio, a viagem no ônibus e diversas ornamentações natalinas, Francisco Alencar, 67, conta que se sentiu encantado com a visita e não deixou de registrar o momento na memória.

“Faz muito tempo que não colocava meus pés na Ponta Negra, tudo modificado, mais moderno. Me sinto privilegiado em ver toda essa estrutura que a Prefeitura de Manaus tem nos proporcionado, o Presépio, a Árvore iluminada, tudo muito lindo.  Agora com o fim da pandemia e o retorno da nossa vida normal, tenho certeza de que momentos como esse serão cada vez mais frequente na FDT.  Deixei registrado aqui na minha memória e, ainda fiz algumas fotos no meu celular. Acredito que 2023 vamos fazer vários passeios, já estou animadíssimo”, diz Francisco.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Moutinho, destacou a importância dessas atividades na vida dos idosos institucionalizados. “A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Doutor Thomas, retorna em 2023 ações que intensifiquem ou despertem nesse público o interesse de aproveitar melhor o tempo de permanência na instituição, como nos orienta o prefeito de Manaus, David Almeida. Passeios como esse estimulam os idosos a saírem da rotina, contemplar e respirar um ambiente diferente. Ações como essa garantem o bem-estar físico, mental e social dos idosos institucionalizados”, disse.

Texto – Thyrso Matos / FDT
Fotos – Priscielly Santos / FDT