Prefeitura de Manaus realiza 2º edição da capacitação sobre Proteção de Dados e Auditoria Interna

25/08/2023 18h08

A Prefeitura de Manaus realizou, nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25/8 a segunda edição do “Capacita CGM”, com servidores da Controladoria-Geral do Município (CGM), visando maior segurança com o tratamento de dados da população. A capacitação foi realizada na sede da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), localizada na avenida Compensa, no bairro Vila da Prata, zona Oeste da cidade.

Com as novas exigências mundiais relacionadas ao tratamento e proteção de dados da população, a capacitação abordou temas como:  a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e Modelo de Auditoria.

De acordo com o controlador-geral do Município, Arnaldo Flores, esta é mais uma capacitação que visa melhorar a prestação de serviços do município. “Nós estamos reunidos para tratar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e também abordar sobre um programa de avaliação da nossa capacidade de auditoria por meio de uma metodologia chamada IA-CM. O objetivo é fazer com que os nossos técnicos sejam cada vez mais aprimorados nos conhecimentos e afetos ao seu desempenho profissional”, enfatizou.

A controladora-geral-adjunta, Lucilene Florêncio Viana, destacou que a Prefeitura de Manaus está bastante avançada em relação à proteção dos dados dos cidadãos, além de ter um corpo técnico capacitado.

“Nós ficamos felizes em saber que a prefeitura está tratando os dados do cidadão de forma correta, coerente, de modo a evitar futuras sanções da Agência Nacional de Proteção de Dados que exatamente fiscaliza os entes sobre a aplicação e o tratamento de dados do cidadão”, destacou.

Nesses dois dias de treinamento, os técnicos da controladoria também vão ter uma capacitação imersiva no tema IA-CM (Internal Audit Capability Model), que é uma ferramenta que identifica os fundamentos necessários para uma função de auditoria interna efetiva no setor público.

Participando do treinamento, o servidor Gleuson Chaves, diretor de normas e procedimentos da CGM, garantiu que todos os servidores que passam pela capacitação estão preparados para oferecer o melhor serviço à população.

“Isso vai nos ajudar a avaliar os riscos e tratá-los antes deles acontecerem no âmbito da Prefeitura de Manaus. A ideia é iniciarmos agora com essas primeiras capacitações e avançarmos para prestar o melhor serviço à população de Manaus”, reforçou o servidor.

Texto – Divulgação / Semcom

Fotos – Phil Limma / Semcom