Perímetro externo da Arena da Amazônia é monitorado pela Prefeitura de Manaus durante evento futebolístico

16/10/2023 17h01

A Prefeitura de Manaus, por intermédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou, novamente, nesse domingo, 15/10, o monitoramento por imagens do perímetro externo da Arena da Amazônia, na zona Centro-Sul, para a realização do jogo entre Amazonas FC X Brusque-SC, na última rodada da Série C do Campeonato Brasileiro.

Durante o evento, o CCC monitorou a região por meio de 15 câmeras analíticas, do modelo Bullet 2MP, e acompanharam em tempo real e com alta resolução de imagens cada metro de vias próximas ao estádio, tanto no sentido bairro/Centro como no sentido contrário.

A convite do Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), um dos órgãos operacionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP-AM), o Centro de Cooperação da Cidade de Manaus integrou o colegiado de organização e monitoramento geral do evento futebolístico desde o dia 7/10, data em que aconteceu a partida entre os clubes Amazonas FC X Botafogo-PB, no qual o time amazonense venceu por 2×0 o time paraibano.

O colegiado, ativado às 14h, uma hora antes do momento da abertura dos portões para entrada do público, foi marcado por quatro reuniões em horários estratégicos de movimentação dos torcedores na Arena da Amazônia. De acordo com o superintendente do CCC, Sandro Diz, a cooperação entre os dois órgãos de monitoramento tem sido fortalecida na atual gestão.

“Nesses dois jogos importantes para a cena esportiva da nossa região, nosso corpo técnico monitorou toda a movimentação de pessoas e veículos ao redor da Arena da Amazônia. Nós, do CCC, estamos sempre dispostos em cooperar na expansão da sensação de segurança e bem-estar da população, sobretudo nos eventos geradores de grande público. A parceria que estamos construindo com o CICC foi fortalecida na atual gestão da Prefeitura de Manaus e isso reflete no avanço de uma cidade cada vez mais inteligente por meio das tecnologias modernas e de integração”, fundamentou o superintendente do CCC.

Para o coordenador de Planejamento Integrado da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), coronel José Neto, o monitoramento em conjunto com o CCC otimiza a resolução rápida de possíveis ocorrências em casos de emergência.

“O CCC é o nosso parceiro fundamental, porque, com o seu monitoramento na parte externa, ele nos auxilia com relação a ocorrências que acontecem fora do estádio. E juntamente com ação dos parceiros municipais como a Semacc, o IMMU, a Semseg e a Visa Manaus são órgãos fundamentais para o êxito da nossa missão. Nós agradecemos o apoio da Prefeitura de Manaus que sempre está conosco nas operações integradas”, disse.

Vias monitoradas pelo CCC

Tanto nos dias 7 e 16/10, o monitoramento do Centro de Cooperação da Cidade no perímetro externo da Arena da Amazônia alcançou 12 vias públicas que foram acompanhadas pelo órgão municipal, sendo elas:

No sentido bairro/Centro, nas proximidades da Delegacia-Geral de Polícia Civil do Amazonas, foram monitoradas as avenidas Pedro Teixeira com a Dom Pedro. A avenida Constantino Nery com a avenida Pedro Teixeira, além das ruas Loris Cordovil, Maromba e as avenidas Darcy Vargas, Torquato Tapajós e Djalma Batista.

Em relação ao sentido Centro/bairro, foram monitoradas as avenidas Mário Ypiranga, na travessa com o viaduto Governador Plínio Ramos Coelho e a Desembargador João Machado com a rua Professora Cacilda Pedroso.

É importante ressaltar que as câmeras do CCC, do modelo Bullet 2MP, possuem características técnicas de maior resistência a questões de clima e outras eventuais intempéries. São fixadas em postes e paredes, sendo ideais em ambientes externos com alta circulação de pessoas e veículos.

Efetivo municipal

Outras secretarias integraram o efetivo municipal do colegiado de organização geral do evento, por meio de ações no perímetro externo da Arena da Amazônia, todas com o auxílio do monitoramento realizado pelo CCC.

Nos dois dias de jogos, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) cedeu dez guardas municipais que atuaram, em apoio aos órgãos fiscalizadores do município, com reforço na segurança e a garantia da integridade física do público.

A Secretaria Municipal de Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) disponibilizou 35 agentes para ordenar mais de 200 vendedores ambulantes que movimentaram o comércio de alimentos, bebidas e acessórios no entorno do estádio.

O fluxo de trânsito no perímetro externo foi conduzido por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), que realizou o controle viário, auxiliando na travessia de pedestres e no bloqueio de vias do entorno da arena. Para isso, o instituto disponibilizou viaturas, motocicletas e um guincho de reboque.

As equipes de Vigilância Sanitária Municipal (Visa Manaus) fiscalizaram a segurança alimentar, o aporte das ambulâncias e ambulatório, para prevenção e controle durante as atividades que envolveram produtos, serviços e engenharia sanitária nas proximidades da Arena da Amazônia.

Texto e Foto –  Samira El kebbe / CCC

— — –