Guarda Municipal de Manaus integra Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

12/01/2024 9h33

#paratodosverem – Servidores da Guarda Municipal recebendo treinamento no CCC

A Prefeitura de Manaus, por meio da Guarda Municipal de Manaus (GMM), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), passou a integrar, no último mês, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp CAD), plataforma do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O sistema está instalado na Central de Monitoramento e Registro de Ocorrências da Guarda Municipal (CEMRO), localizada no prédio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), onde também fica a Central 153, tridígito de emergência da GMM. Integrando o Sinesp CAD, há o aplicativo ‘Agente de Campo’, que possibilita ao agente de ponta acessar a maioria das funcionalidades do sistema por meio de um dispositivo móvel.

“O sistema dá a possibilidade de acompanhar o agente de campo minuto a minuto. Isso tudo vai ficar registrado para qualquer consulta, o que dá respaldo e profissionalismo às nossas atividades, além de segurança jurídica também”, destacou o diretor da GMM, Claudionei Barboza.

Diferentemente da plataforma anteriormente utilizada pela Semseg, que abrangia apenas o município, o Sinesp CAD possui um banco de dados integrado com as forças de segurança pública do país e permite consultas operacionais, investigativas e estratégicas.

“Se uma pessoa tem um mandado em aberto lá em São Paulo, por exemplo, ao vir para Manaus e for abordada pela GMM, nós conseguimos fazer a consulta e visualizar se essa pessoa tem alguma restrição. Essa integração dos dados é fundamental para que o agente possa efetuar uma abordagem de forma eficiente”, explicou subchefe da CEMRO, Glauber Mendes.

Fase de teste e capacitação

Há um mês, o Sinesp CAD passou a ser implantado na CEMRO, inicialmente de forma assistida. Dois guardas civis metropolitanos de Campo Grande, representantes do MJSP, acompanharam a fase de teste da plataforma na GMM e capacitaram os guardas municipais Failo Ribeiro e Glauber Mendes para serem Gestores de Sistema Operacional (GSOs).

A Central que gerencia o Sinesp CAD na Guarda Municipal conta, atualmente, com 12 operadores despachantes.

“Somos a primeira Guarda Municipal do Amazonas a aderir ao sistema. Quando outras Guardas do Estado forem integrar o Sinesp CAD, nós dois, os GSOs, estamos aptos a fazer essa implementação assistida com eles”, enfatizou Glauber Mendes.

Resultados

Após um mês de implementação, já é possível visualizar os resultados e considerar ajustes necessários.

“Uma vez que esses dados são registrados, conseguimos ter um parâmetro visual e pensar em como podemos trabalhar para obter mais resultados positivos”, disse Claudionei Barboza.

“A forma como a Central está lidando com as demandas que chegam lá é totalmente diferente do que era feito antes. Em um mês de implementação, já conseguimos números expressivos em relação ao trabalho preventivo realizado pela Guarda Municipal”, acrescentou Glauber Mendes.

Texto – Divulgação / Semseg

Fotos – Altemar Alcantara / Semseg