Prefeitura de Manaus recupera redes de drenagem profunda em avenidas das zonas Leste e Sul

Por Prefeitura de Manaus

21/03/2024 15h02

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), recupera redes de drenagem profunda nas avenidas General Rodrigo Otávio, no bairro Japiim, zona Sul, e na alameda Cosme Ferreira, no bairro Coroado, zona Leste. As ações acontecem, de forma simultânea, nesta quinta-feira, 21/3, para substituir tubos que estavam comprometidos pelo desgaste do tempo.

“Estamos atuantes em duas importantes avenidas. O nosso distrito de obras atua com duas frentes para trabalhar com celeridade e não impactar no trânsito, por ser uma via de grande movimentação. O prefeito David Almeida passou aqui pela avenida Rodrigo Otávio e determinou que as equipes verificassem a antiga rede de drenagem. Na Cosme Ferreira também, onde iniciou com um buraco pequeno, e agora estamos escavando e substituindo os antigos tubos por novos e modernos”, afirma o secretário de Obras, Renato Junior.

Na avenida General Rodrigo Otávio, foi necessário interditar uma faixa no sentido Centro-bairro. As equipes chegaram ao local utilizando um hidrojato para desobstruir as três caixas coletoras que provocaram os alagamentos na área, principalmente, em dias de chuva. Os trabalhadores concluíram a implantação de 60 novos tubos da rede de drenagem profunda.

A antiga tubulação era de 50 milímetros sem ferro e foi substituída por outra de 60 milímetros em concreto armado. Nessa etapa final da obra, está sendo construída a calçada, sarjeta e meio-fio.

Na alameda Cosme Ferreira, o problema iniciou com a abertura de um pequeno buraco, as equipes escavaram para identificar se havia mais tubos rompidos e realizaram a substituição de três, além do reaterro. A equipe deve trabalhar em mais partes da avenida, substituindo outros tubos desgastados.

A Prefeitura de Manaus atua diariamente nas recuperações das redes de drenagem profunda, com trabalhos emergenciais e preventivos, para evitar problemas de alagamentos ou abertura de crateras.

— — —

Texto – Rayana Coutinho/Seminf

Fotos – Márcio Melo/Seminf

Disponível em – https://flic.kr/s/aHBqjBidrU