Prefeitura instaura operação de infraestrutura para desenvolver subsistência em ramal no Val Paraíso

25/01/2024 16h18

Infraestrutura #paratodosverem – Imagem aérea do ramal do Areal, na comunidade Val Paraíso, recebendo operação de infraestrutura da Seminf

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), instaurou uma operação na comunidade do Val Paraíso, zona Leste. Após 25 anos de espera, os moradores do ramal do Areal contemplam a chegada de um novo e amplo sistema de drenagem de águas pluviais, a construção de caixas coletoras e a pavimentação de 1,1 quilômetro de extensão do ramal.

As equipes da Seminf atuam, nesta quinta-feira, 25/1, em três frentes. O secretário de Obras, Renato Junior, destacou que estão sendo implantados os primeiros 200 metros de drenagem profunda, dos 600 metros total.

“O objetivo é sanar um problema recorrente de alagamento na comunidade. Outra equipe trabalha na construção das caixas coletoras. Enquanto isso, as máquinas fazem a terraplanagem do ramal. Assim, os moradores vão ganhar melhores condições de vida, graças ao prefeito David Almeida, que fez questão de tornar essa uma comunidade modelo. Não adianta só jogar o asfalto, temos de fazer todo o trabalho de base, porque é isso que vai dar sustentação para o esforço que estamos imprimindo aqui”, afirma.

Conforme o secretário, seis caixas coletoras foram construídas e outras seis devem ser confeccionadas. O ramal de 1,1 quilômetros recebe a terraplanagem, etapa crucial de preparação do solo, para que a massa de asfalto seja aplicada ao fim dos trabalhos.

A produtora rural Maria Porto, de 54 anos, conta que fez a solicitação dos serviços à prefeitura e que enfrentou momentos drásticos ao se locomover no ramal.

“A comunidade existe há mais de 25 anos e a situação sempre foi precária. O carro atolava, porque aqui alaga. Tem períodos em que não conseguimos fazer o escoamento dos nossos produtos, pois ficamos isolados, sem conseguir sair e nem cliente entrar. Agora, estamos vendo a evolução desse grande trabalho. Só tenho a agradecer ao prefeito David Almeida e ao secretário de Obras, Renato Junior, por esse apoio, pela minha resposta atendida e porque tudo o que eu pedi o nosso prefeito atendeu”, finalizou Maria.

Texto – Rayana Coutinho / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf