Prefeitura de Manaus intensifica obras emergenciais de infraestrutura na zona Centro-Sul

Por Prefeitura de Manaus

21/03/2023 21h22

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensificou as frentes de obras na zona Centro-Sul, nesta terça-feira, 21/3. No conjunto Jardim Belvedere, Planalto, os moradores da rua Waldemar Pereira de Souza recebem trabalho de manutenção em rede de drenagem profunda que rompeu durante o período de chuvas. A tubulação antiga, associada ao acúmulo de lixo, fez com que a água escoasse de forma indevida, causando uma grande erosão no local. 

Com o auxílio de retroescavadeira, os trabalhadores da Seminf fazem a substituição das peças rompidas da tubulação e, em seguida, o envelopamento com areia para evitar que o tubo volte a ceder. 

Conforme a engenheira responsável pela obra, Socorro Diniz, as equipes estão retirando os tubos danificados que serão substituídos por manilhas em concreto, mais resistentes.

“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras Renato Junior é aproveitar o serviço para realizar uma manutenção geral na rede de drenagem de modo que novos problemas não voltem a acontecer. Estamos implantando novos tubos, mais resistentes e mais modernos que irão proporcionar o fluxo correto das águas pluviais”, explicou a engenheira. 

Para a conclusão dos trabalhos, as equipes devem realizar o reaterro no local, além da recuperação asfáltica do trecho atingido. 

No conjunto Santos Dumont, a rua Comandante Eyner Encarnação, no bairro da Paz, onde se formou uma cratera, as equipes da Seminf detectaram um desanelamento dos tubos da rede de drenagem por conta de uma fuga das águas pluviais, o que acarretou uma erosão. A atuação garante o escoamento correto das águas, evitando novos danos aos moradores.

O aposentado José Bonifácio, que mora no conjunto há 15 anos, diz que a atuação imediata da prefeitura merece ser parabenizada. “Ficamos muito tempo nos sentindo abandonados pelo poder público. Quando vi a cratera na rua, pensei que a espera seria longa, mas paguei com a língua, porque no dia seguinte as equipes da prefeitura já estavam aqui trabalhando”, desabafou o morador.

— — —

Texto – Valesca Martins / Seminf 

Fotos – Divulgação / Seminf