Prefeitura de Manaus implanta rede de drenagem com 100 metros de extensão para conter erosão no bairro Santa Etelvina

16/03/2023 16h14

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica nesta quinta-feira, 16/3, obras de implantação de uma extensa rede de drenagem profunda na rua Amazonino Mendes, bairro Santa Etelvina, zona Norte.

Na área, que é erosiva, uma pracinha foi destruída com a força da água durante uma forte chuva, o que causou também o rompimento de antigas tubulações, impedindo a passagem da água, como explica o engenheiro Cedar Vital, fiscal da obra.

“Os trabalhos nessa área do Santa Etelvina são realizados com cautela para não prejudicar os moradores. A rede de drenagem que estamos implantando terá novas tubulações em concreto, bem mais largas que as anteriores, para que as águas pluviais possam fluir de forma correta, sem causar novos alagamentos e erosões. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Junior, ouvindo as pessoas, identificando os problemas, para que possam ser solucionados de forma célere”, afirmou o engenheiro.

Inicialmente, foi realizada uma avaliação técnica no local, para que os trabalhos pudessem ser iniciados. Com a utilização de máquinas retroescavadeiras e miniescavadeiras, as equipes da Prefeitura de Manaus retiraram toda a antiga tubulação danificada para dar início à implantação da nova rede de drenagem. Por se tratar de uma área extensa, os serviços devem continuar pelas próximas semanas.

Logo que a implantação da rede de drenagem seja concluída, as equipes da prefeitura construirão uma nova caixa coletora, para ampliar o escoamento das águas pluviais.  Os trabalhos serão finalizados com drenagem superficial, que incluem a implantação de meio-fio e sarjeta.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf