Prefeitura de Manaus implanta infraestrutura em via com solo natural em beco no Cidade de Deus

20/05/2023 10h03

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha, neste sábado, 20/5, na comunidade Braga Mendes, no bairro Cidade de Deus, zona Norte da capital. As equipes estão na rua Cristal, beco Cristal, que possui 170 metros de extensão e estava completamente intrafegável, ainda em solo natural, sem nunca ter recebido nenhum tipo de infraestrutura.

De acordo com o secretário de Obras, Renato Junior, o beco será totalmente pavimentado.

“É compromisso da gestão do prefeito David Almeida levar infraestrutura não apenas às vias principais, mas também a vielas e becos, como ocorre nesse caso. Há mais de 25 anos, os moradores do beco Cristal, aqui no Braga Mendes, estavam abandonados. A prefeitura veio aqui, e mesmo com dificuldade, colocamos as máquinas no local, que é estreito, e vamos trazer asfalto de qualidade, de ponta a ponta”, disse.

A via era totalmente irregular, repleta de fissuras. As equipes de obras realizaram, inicialmente, os serviços de limpeza em toda a área, em seguida a base será preparada para receber o asfalto, com serviços de aterro. O beco Cristal receberá cerca de 160 toneladas de massa asfáltica.

“Não é apenas recuperação, mas sim implantação total da pavimentação asfáltica, porque o local era totalmente desprovido de infraestrutura. Seguimos a determinação do prefeito David Almeida, para mudar a realidade dos moradores da nossa cidade”, afirmou Renato Junior.

Uma equipe composta por 20 servidores da Seminf realiza os serviços de infraestrutura, com o uso de máquinas, como retroescavadeiras, caçambas e rolos compactadores. A obra vai beneficiar diversas famílias que vivem no entorno. Entre elas, a família da dona de casa Aldeniza Silva, de 56 anos.

“Aqui era uma situação muito difícil, porque esse barro vira poeira em dias de sol e lama em dias de chuva. Nós já tivemos que andar com saco plástico nos pés, para não atolar no lamaceiro. Mas, graças a Deus, hoje nós acordamos com o pessoal da prefeitura aqui trabalhando e eu agradeço demais pelo prefeito David e o secretário Renato Junior terem olhado pela gente. Não vejo a hora de pisar pela primeira vez nesse asfalto novo”, afirmou a dona de casa.

O beco Cristal será entregue aos moradores totalmente pavimentado até a próxima semana.

Texto – Mariana Rocha / Seminf

Fotos: Márcio Melo / Seminf